Além das trações turísticas mais convencionais, ir a Montevidéu é uma excelente oportunidade para degustar vinhos. As vinícolas se sucedem nos vários departamentos; a quantidade de hectares cultivados é enorme em relação ao tamanho total do país! Os uruguaios fazem um maravilhoso trabalho de pesquisa tanto com as uvas Tannat, mais adaptadas à região, quanto introduzindo outras variedades, como Chardonnay e Viognier (uvas brancas) ou Merlot, Cabernet, Syrah e Pinot Noir (escuras).
Se você tiver tempo, há muito o que ver e, principalmente, o que provar. Para evitar grandes percursos, vale a pena agendar visitas pelo menos em dois departamentos: Montevideo e Canelones. Os guias sugerem duas (no máximo três) vinícolas em um dia. Em cada uma delas geralmente são degustados em torno de cinco tipos de bebidas, em geral acompanhadas de pão e queijo ou uma tábua de vinhos. Sugerimos que você participe de um tour em carro ou mini van; pois os guias não bebem e há garantia de voltar para o hotel sem problemas com a polícia rodoviária. Além disso, geralmente é preciso sair da rodovia e passar por estradinhas rurais não pavimentadas, que ficam muito enlameadas em dias de chuva – melhor não arriscar perder o passeio por não conseguir sair do atoleiro.
Passamos 10 dias na região. Como estava bem frio, foi super agradável fazer muitas visitas e apreciar a bebida em seus muitos matizes de cor, textura, perfume e sabor (toques de madeira, de frutas, de especiarias)… uma festa para os sentidos! Num período mais quente talvez a experiência precisasse ser um pouco reduzida. Portanto, recomendamos o inverno.
Não temos a autoridade de um guia especializado para selecionar ou classificar vinhos, mas, para ajudá-lo, sugerimos algumas vinícolas. No departamento de Montevideo: Carrau, Almena, Bodega 3 Palmas, Joanicó, Bouza e Antiguas Bodegas del Cabildo. Em Canelones (cerca de 50 km, dependendo da vinícola escolhida): Antigua Bodega San José, Antigua Bodega Stagnari, H. Stagnari, Artesana e Aripuca. Você não terá qualquer problema para localizá-las em um guia turístico e marcar um tour (geralmente pedem 24 horas de antecedência). Nós usamos como referencia o Guia de Bodegas e Vinhos de Uruguai (de Greg de Villiers e Juan Vázquez), que faz ótimos comentários sobre as vinícolas e nos ajudou muito a organizar um roteiro legal.
Dentre as vinícolas visitadas, a que mais nos surpreendeu foi a H. Stagnari. O magnífico vinhedo e a cave renderam lindas fotos, as instalações são simples mas muito acolhedoras, as explicações foram sempre muito eficientes e o vinho, superpremiado (em especial o Tannat), é inesquecível! Difícil, mesmo, é querer ir embora. Altamente recomendado.
No universo da enologia uruguaia, outra gratíssima surpresa foi o My Suites, um hotel de vinhos muito aconchegante e profissional, com ótimas instalações e excelentes indicações.
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Ola Louise.
Para as vinicolas usou guia / motorista particular? Estou indo no final de setembro 2018 e gostaria de fazer 2 a 3 visitacao /dia e ate o momento nao consegui informacoes em Montevideu.
Aguardo seu retorno, obrigada Margareth
Oi, Margareth, desculpa pela demora a responder. Acredito que agora pra você já não ajuda, mas caso alguma outra pessoa tenha a mesma dúvida, usamos motorista particular.
Espero que tenha feito boa viagem.