Uma capital sul-americana muito simpática, que mostra indícios de cidade contemporânea mais ainda mantém uma agradável atmosfera tradicional: esta é Montevideo. A cidade, que se espalha tranquilamente às margens do Rio da Prata, está entre as 30 cidades mais seguras do planeta e é considerada uma das cidades latino-americanas com maior qualidade de vida. Seis de suas atrações que consideramos imperdíveis:
1. Ciudad Vieja – área mais antiga da cidade, datada do início do século XVIII, contém a belíssima Catedral Metropolitana (em tons de vinho e dedicada à Nuestra Señora de la Fundación), a Plaza Constituición, a Plaza Independencia, o Cabildo (antiga sede do governo) e a Puerta de La Ciudadela (ou Puerta del Sol, uma parte da muralha que cercava a cidade em seus primórdios).
2. Teatro Solis – importante marco cultural, o prédio tem características de teatro lírico e foi inaugurado em 1856.
3. Mirador panorámico – espaço que fica no topo do prédio da prefeitura, e de onde é possível ter uma memorável vista da cidade.
4. Mercado del Puerto – conjunto de lojas e restaurantes típicos, dentre os quais se destacam os assados. Com tantas churrasqueiras grandes funcionando plenamente, a temperatura interna sobe vários graus, e é difícil não sair de lá meio “defumado” pela fumaça… mas a experiência gastronômica vale a pena! Para a refeição: assados! A carne é macia e pouco temperada; para não vir “sangrando” é preciso dizer claramente que a eixem “bem passada” (parece que eles entendem que “ao ponto” significa “quase crua”). Para sobremesa: alfajores (o da marca ‘Água Helada’ é o preferido, mas há muitos artesanais, sem rótulos), cone de doce-de-leite, pepas (um tipo de broa de milho) e muitos helados… o difícil é escolher só uma coisa. Compramos vários e provamos tudo!
5. Monumento a la diversidad sexual – está localizado na Ciudad Vieja, e, embora trate-se de uma obra de pequeno porte (cerca de um metro de altura) localizado em uma praça relativamente não muito grande, o destacamos devido ao ineditismo da temática. Sua placa indica: “Honrar a diversidade é honrar a vida. Montevidéu pelo respeito a todo tipo de identidade e orientação sexual. Ano de 2005”.
6. Praias urbanas – maravilhosas, bem cuidadas, limpas e muito tranquilas, repletas de atraçoes, desde bares e restaurantes até vendedores de artesanato e artistas de rua, além de sua super-paisagem que sempre rende lindas fotos… e isso sem falar no cassino, por si, uma atraçao a parte.
BONUS: Presidente Mojica – talvez o Uruguai seja o único país do planeta (ou um dos poucos) em que seja possível a um turista distraído encontrar o presidente da república caminhando calmamente na rua, em mangas de camisa, ou tomando um cafezinho em uma cafeteria simples. O agricultor José (Pepe) Mujica, eleito em 2009 pela ‘Frente Ampla’, mantém um estilo de governo despojado e em total contato com a população. Doando 90% de seus rendimentos a obras sociais, e dirigindo seu próprio fusquinha 1987, ele é considerado o presidente “mais pobre do mundo”. O encontramos em um café próximo ao Palácio do Governo, e só o notamos porque o amigo que estava conosco nos advertiu. Portanto, mantenha-se atento: aquele senhor simpático de bigode branco que lhe cedeu a vez no caixa pode ser o presidente!
Além destas atrações, ir a Montevidéu também é uma excelente oportunidade para degustar os famosos vinhos uruguaios, mas isso vamos contar depois…
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Vicente Ferrer Santos Junior liked this on Facebook.