Ir a Ouro Preto é dar um mergulho na história colonial brasileira.
Com suas ruas estreitas e sinuosas, adaptadas ao relevo acidentado, a antiga Vila Rica disponibiliza uma singular ambiência setecentista e foi a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO (em 1980). A cada curva a história se insinua, somando-se à fantástica arte barroca do grande Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além disso, a cidade é cheia de repúblicas de estudantes, o que aumenta a movimentação e proporciona uma interessante mistura de passado e futuro…
Os festivais são os melhores momentos para ir a Ouro Preto, em especial o de Inverno, o mais famoso, quando o centro histórico fica tomado pelos visitantes e no qual os artistas se esparramam pelas ruas, desenhando, cantando, declamando poesia.
Mas, se for a sua primeira visita e você é do tipo que gosta de curtir detalhes, evite os eventos, se hospede em algum casarão adaptado para hotel/pousada, e percorra vagarosamente os caminhos locais, atento para a paisagem: as inúmeras igrejas, a ponte dos Contos, vielas que abrem-se para largos, rios cantantes, degraus de pedra polidos pelo tempo, plaquinhas discretas que indicam atrações inesperadas, o pico do Itacolomi observando tudo ao longe.
Seis atrações imperdíveis de Ouro Preto:
- Igreja de São Francisco de Assis – obra prima de Aleijadinho, um dos exemplares mais importantes do barroco mineiro.
- Museu da Inconfidência – antiga Casa da Câmara e Cadeia, abriga importante acervo sobre a Inconfidência Mineira, com destaque para o Panteão dos Inconfidentes (no qual constam os nomes dos principais revolucionários) e restos da forca em que morreu Tiradentes.
- Matriz de Nossa Senhora da Conceição – uma linda igreja, com pias bastimais em pedra sabão, onde também encontram-se o Museu do Aleijadinho (na sacristia), e os túmulos do artista barroco e seu pai (sepultados sob o piso).
- Casa da Ópera – o mais antigo teatro em funcionamento na América Latina, inaugurado em 1770 e restaurado em 2007.
- Artesanato em pedra sabão.
- Passeio de Ouro Preto à Mariana em um trem maria-fumaça.
E você, querido leitor? Já foi a Ouro Preto? Qual foi sua atração favorita?
[Fotos: Marcos Guerra e CSilva]
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Ah, eu adorei tb a Casa dos Contos! Contei tudo aqui sobre a minha viagem para lá: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Ouro%20Preto!