Procurando o Melhor Sorvete de Buenos Aires

É fato: o sorvete de Buenos Aires é um dos melhores do mundo. Nossos hermanos argentinos adoram tomar sorvetes e são especialistas em produzi-los. Portanto, sempre que visitamos Buenos Aires um programa imperdível é ir a sorveterias, geralmente bem frequentadas por locais e turistas. Aliás, passar pela cidade e não provar um bom helado é um pecado imperdoável, além de ser a perda de uma ótima experiência gastronômica!

Cremosos e doces, geralmente os sorvetes da Argentina são baseados em receitas italianas trazidas por imigrantes e aprimoradas ao longo de décadas. Com suas muitas variações, o Dulce de Leche é sabor o favorito dos porteños. Além dessa unanimidade nacional, os sabores mais comuns são Chocolate (também com muitas variações), Baunilha, Morango, Limão, Cereja, Hortelã, Ameixa e Toranja.

O Melhor Sorvete de Buenos Aires

Os Melhores Sorvetes de Buenos Aires

Sabendo disso, quando passamos duas semanas em Buenos Aires já chegamos à cidade disputando, entre nós, qual seria a melhor sorveteria. Devido a viagens anteriores vários de nós tinham preferidas, nos juntamos a amigos argentinos e, passamos a tomar sorvetes praticamente todas as tardes, sempre discutindo pontos positivos e negativos dos pedidos. Os concorrentes, em ordem alfabética, para não favorecer nenhum:

ARKAKAO – sofisticada, localizada na Recoleta, famosa por seus helados premium, fabricados e comercializados no mesmo dia. Sabores que preferimos: Chocolate con Naranja, Yogur de Frutos Rojos e Nocciola (pasta de avelã).

CADORE – tradicional e muito falada na mídia, a excelência dos produtos explica o renome de uma marca com apenas uma loja (no Centro), e com um número restrito de sabores, principalmente frutas e chocolates. Nossos prediletos foram: Tiramisú, Dulce de Leche, Naranja com gengibre, Cioccolato meio amargo.

CHUNGO – pouco conhecida pelos turistas, embora seja uma das grandes redes de sorveterias do país. A filial de Palermo é a mais conhecida. Sabores que destacamos: Cioccomenta, Mousse di Naranja al Cioccolato, Merengue e Gianduia. A Copa Chungo (taça de sorvete de creme e de chocolate, rodeada por doce de leite e coberta com chocolate, chantilly e castanhas) faz muito sucesso.

EL FUNDADOR – é uma sorveteria de grande porte que, embora só tenha uma loja (no Centro), distribui seus produtos para restaurantes. Logo, é muito fácil estar na sua sobremesa. Nossos favoritos: Frutos del bosque, Pistachio com chocolate blanco.

FREDDO – maior e mais famosa rede de sorveterias argentina, com inúmeras lojas na capital (Recoleta, Palermo, Puerto Madero e outros). Destaque: Helado de Dulce de Leche, Chocolate com Dulce de Leche.

HELADERÍA OLÍMPICA – em 2011 ganhou o posto de “melhor sorvete de doce de leite do mundo”. Nossos preferidos: Dulce de Leche (claro!), Fruto di Bosco, Spumone.

JAUJA – em suas duas filiais (Palermo e Belgrano) apresenta grande variedade de sabores, sobretudo frutas, doce de leite e chocolates artesanais. Nossos preferidos: Chocolate Profundo, Ristretto (café cremoso) e Anarangibre (abacaxi, laranja e gengibre).

LADO BUENO – perto de Villa del Parque e Villa Devoto. Nosso sabor favorito: Frutilla a La Reina.

MUNCHI’S – tem apenas lojas no Palermo e no Abasto Shopping. Nossos favoritos: Super Dulce de Leche e Dulce de Leche com Brownie.

PERSICCO – criada pelos fundadores do Freddo (após venderem a marca), tem grande variedade de sabores e lojas em Palermo, na Recoleta, Las Cañitas, San Telmo e Puerto Madero. Nossos favoritos: Dulce de Leche Bomboncito Ricco (com rum), Merengata (merengue e morango), Tramontana (doce de leite e bolinhas de chocolate).

RAPA NUI – originária de Bariloche, mistura de chocolateria e sorveteria. Nossos prediletos: Rapanuino (chocolate amargo, avelãs e cerejas), Marquise (doce de leite e merengue italiano) e Menta granizada (com laminas de chocolate).

SAVERIO – Tem poucas lojas, com destaque para a de Belgrano. Seu ponto forte são os helados com sabores exóticos e o chantilly, considerado o melhor do país. Nossos sabores preferidos: Chocolate al Cointreau, Sambayón con Frutillas.

VIA MAGGIORE – A sorveteria (na Recoleta) prepara tudo nos fundos da própria loja, e se destaca pelas combinações de sabores. Nosso favorito foi o El Pistacho (coco e pistache).

VOLTA – é uma das sorveterias preferidas dos locais, com filiais em Palermo, na Recoleta e Belgrano. Além de sorvetes oferece chocolates, alfajores, cafés e tortas. Nossos sorvetes preferidos: Dulce de Leche Tentación, Chocolate com Mascarpone, Mousse de Chocolate, Tramontana.

O Melhor Sorvete de Buenos Aires

Os Melhores Sorvetes de Buenos Aires

Veridito Final

No final, após muita discussão, milhares de argumentos e alguns quilinhos a mais, resolvemos que, por sua antiguidade e posição quase “matriarcal”, a Fredo seria hors concours. Entre as demais, constatamos ser mesmo muito difícil estabelecer um ranking. Claro que tudo isso foi apenas uma brincadeira entre os 5 brasileiros e 3 argentinos que compunham nosso grupo, que nos baseamos apenas em nosso paladar e não temos conhecimento técnico para tal decisão. Mas, nessa brincadeira quem ganha é você, leitor, que vai poder usar nossas anotações em sua próxima viagem, e nos escrever dando sua opinião.

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
O Melhor Sovete de Buenos Aires
Procurando o Melhor Sorvete de Buenos Aires
Tromso, Noruega
Cinco atrações imperdíveis em Tromso, Noruega
Marrocos é um dos destinos africanos mais visitados por turistas no mundo.
3×4 Marrocos: dicas de quatro blogueiros de viagem
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email