Vitória Régia (Manaus, Brasil)

Adriana, da Bahia, descobriu alguns dos fascínios das plantas em uma viagem para Manaus.

Para mim, a biologia era uma matéria distante e bem chata, que exigia decorar muitas listas de palavras esquisitas. Dentro dela, a botânica me aterrorizava. As folhas, por exemplo, sempre foram aqueles pequenos retalhos verdes que se ligam às plantas através de hastes finíssimas. Elas assumem formas variadas, as vezes fininhas e cumpridas, as vezes arredondadas ou mesmo muito recortadas e decorativas. Até aí, tudo bem, até achava legal que façam fotossíntese e limpem o ar, mas realmente não sentia necessidade de saber mais do que isso.

Por isso, a minha viagem inesquecível foi marcada por uma grande descoberta. Em junho de 2000 fui à Manaus, acompanhando minha mãe que estava fazendo um trabalho. Lá vi, pela primeira vez, uma vitória-régia. Embora tenha encontrado algumas em museus, as mais bonitas de todas estavam no Lago da Felicidade, próximo do encontro das águas. Enormes, elas tinham mais de 2 metros de diâmetro, flutuavam tranquilamente na água e conseguiam sustentar um pequeno animal. O cachorrinho de uma menina foi colocado sobre uma delas, e se movimentou de um lado para o outro, sem aparentar grandes problemas. Tive vontade de experimentar, mas disseram que o máximo que elas aguentam é uns 40 quilos, o que me impediu de tentar. Também ouvi muitas lendas a respeito da vitória-régia e sua importância para os indígenas.

Aquela experiência me marcou. Ainda não gosto muito de biologia, mas agora respeito e quero entender melhor as plantas, e também gosto de desenhar folhas, de pintá-las com aquarela usando tons de verde, amarelo e marrom. Dizem que sou muito boa nisso.

Esse foi o destino inesquecível de Adriana. Você já fez uma viagem mágica? Conta para a gente!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

No Responses

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura