Incrustada na Serra Gaúcha, a cidade de Bento Gonçalves é um cantinho da Brasil com forte sotaque italiano. A imigração para a área começou na segunda metade do século XIX, e trouxe colorido próprio à região. Hoje a área atrai cada vez mais turismo, sendo famosa pelo clima ameno, pelas belezas naturais e pelas características culturais. Entre as principais atrações oferecidas estão os Caminhos de Pedra (volta no tempo, para conhecer a história da imigração e os hábitos dos imigrantes), a Epopeia Italiana (parque temático),a Maria Fumaça (passeio em uma locomotiva do Século XIX) e o Vale dos Vinhedos.
A região é um imperdível destino enoturístico, abrigando algumas das mais famosas vinícolas nacionais, com ampla penetração no mercado brasileiro e extensa premiação internacional, como Aurora, Casa Valduga, Miolo, Salton, Chandon, Don Laurindo, Laurentis, Marco Luigi, entre outras que dispensam apresentações. Em cada uma delas, a visita guiada e a degustação trazem maravilhosas surpresas.
O Vale dos Vinhedos, em especial, reúne mais de trinta vinícolas, muitas artesanais e com pequena produção, totalmente administradas pelas famílias, que mantém a tradição da imigração, tanto na produção de vinhos quanto na culinária. Não visitamos todas (embora tenhamos nos esforçamos ao máximo!), logo, não podemos fazer um ranking destas vinícolas. Porém, dentre as que tivemos contato destacamos cinco, às quais é impossível se arrepender de ir.
- Almaúnica – adoramos o Chardonnay.
- Angheben – nossos preferidos foram o Touringa Nacional e o Barbera.
- Cave de Pedra – os espumantes são maravilhosos.
- Pizzato – o Merlot é fabuloso.
- Vallontano – destacamos o Tannat.
[Fotos de divulgação da Vinícula Cave de Pedra]
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado