O SOSViagem recebe muitas perguntas relacionadas a vistos: como tirar um visto, se é preciso para deteminado país, quanto tempo demora, e por aí vai. Então, atendendo a pedidos, vamos começar uma série de posts. E já que nas últimas semanas nós andamos falando muito sobre Peru e Bolívia, começamos pela América do Sul.
E então, brasileiros precisam de visto para visitar os países da América do Sul?
NÃO. Só é necessário levar o seu passaporte brasileiro e o comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela. A maioria dos países aceitam a carteira de identidade (contanto que tenha sido tirada nos últimos 10 anos) no lugar do passaporte, mas, sinceramente, sugerimos que você não confie nessa regra. Se os oficiais de imigração acharem que a foto está muito diferente ou que o documento está muito desgastado, podem encrencar pro seu lado. E tem mais: você vai não vai ganhar um carimbo novo no seu passaporte, né?
Outra coisa: apesar de não precisar de visto antecipado para entrar, a permanência máxima varia por país. Então, se a idéia é passar um tempo mais longo, consulte as autoridades antes. Por exemplo, a permanência máxima na Bolívia é seis meses, enquanto o Chile só libera 90 dias. Fique de olho!
E essa história de vacina contra febre amarela? É mesmo obrigatório? Bem, pra falar a verdade, quando nossa representante viajou para o Perú e a Bolívia, dois países que (dizem que) exigem o comprovante de vacina, ninguém nunca pediu comprovante nenhum. Mas conhecemos pessoas que foram barradas pela falta do tal comprovante. Considerando que a vacina é de graça e faz efeito por dez anos, pra que arriscar?
Vale lembrar: regras de visto podem mudar. Sempre consulte o consulado do seu país de destino antes de viajar!
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Interessante.
Pài
Gleice Ae liked this on Facebook.
Joísa Araujo liked this on Facebook.
Mailde Azambuja liked this on Facebook.