Hora do doce: cinco doces franceses que você precisa provar

A culinária francesa é considerada uma das melhores do mundo, e já foi reconhecida pela UNESCO como um patrimônio da humanidade. Quem viaja para a França, tem sempre a expectativa de comer grandes delícias. E quem tem paladar de formiguinha igual a mim, não pode deixar de provar esses típicos doces franceses, que podem ser facilmente encontrados em padarias e patisseries de Paris.

Doces franceses que você precisa provar

Macaron

Não dá para falar de doces franceses sem mencionar o macaron. Essa pequena guloseima virou uma febre mundial, e pode ser encontrada em vários lugares do mundo. Na França, é tão popular que até o McDonalds teve que se render aos seus encantos, e esse híbrido de biscoito e suspiro pode ser encontrada nos McCafés do país.

Os pariesienses não conseguem entrar em um consenso. Enquanto alguns preferem o tradicional Ladurée, outros não abrem mão das novidades de Pierre Hermé. Mas não só de Ladurée e Pierre Hermé vivem os parisienses. Nós inclusive já indicamos os melhores macarons de Paris

Chou

O chou à la creme (popularmente apenas chou) tem o formato arredondado e leva um recheio bem cremoso, geralmente identificado por algum tipo de decoração colocada por cima do doce. Alguns dos sabores mais tradicionais são chocolate, caramelo à manteiga salgada, café, pistache, nozes e framboesa, mas novos sabores estão sempre entrando no repertório das lojas.

Uma curiosidade: em terras gaulesas, os bolos de casamento mais clássicos são os chamados “pièce-monté”, ou seja, são “montados”, formados por vários docinhos… Em geral esses doces são chou, empilhados em formato de pirâmide.

Éclair

Éclair é o primo fracês da nossa brasileiríssima “bomba de chocolate”. Com a mesma massa do chou e um formato mais alongado, a sobremesa é super-versátil e aceita vários tipos de recheio. Seja na badalada L’Éclair de Génie, na tradicional Stohrer ou na pâtisserie da sua rua, o éclair é uma explosão de sabores.

Madeleine

Embora o macaron provavelmente seja o doce mais procurado pelos turistas que chegam à França, talvez a madeleine seja a sobremesa mais poderosa. Ou pelo menos esse é o ponto de vista que o famoso escritor francês Marcel Proust defenderia, já que no seu livro ‘Em Busca do Tempo Perdido’ o personagem principal é invadido por memórias de sua infância depois de provar o gosto de uma madeleine molhada no chá. Mas mesmo que você não tenha lembranças da infância associadas à madeleine, ela continua sendo um acompanhamento leve e perfeito para um chá ou cafézinho no final da tarde.

Sablé

Outro acompanhamento para o cafézinho tipicamente francês é o sablé, um biscoito amanteigado popular na França. Ele pode ser encontrado “puro”, só a massa, ou com recheios e coberturas variadas.

Doces franceses que você precisa provar

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Noruega Oceania
Viajar sozinho também pode ser inesquecível.
Viajar sozinho: inspiração para encarar essa aventura!
Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda.
As 10 livrarias mais bonitas do mundo
Doces franceses que você precisa provar
Hora do doce: cinco doces franceses que você precisa provar
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email