Imprevistos são normais em viagens. Um dos abacaxis mais comuns é perder o cartão de crédito ou débito. A maioria dos viajantes entra em depressão só de pensar na situação. Mas, se for para passar por isso, que seja bem prevenido.
Antes de viajar, tenha certeza que você tem o número da central do cartão anotado em algum canto que não seja o próprio cartão. Porque, se por um golpe do destino você perder esse plástico tão precioso, a primeiríssima coisa a fazer é ligar para a central e bloquear o cartão.
Depois disso, tudo bem, você pode tirar um tempinho para se desesperar, tentar refazer seus passos procurando o dito cujo, e até desfazer toda a sua mala procurando, mas tendo a consciência tranquila de que, caso o cartão esteja em mãos nada confiáveis, você não vai ter nenhum prejuízo.
Realmente está perdido? Que pena. O próximo passo é ligar novamente para a central, cancelar o cartão e descobrir qual a possibilidade de você receber um cartão novo onde você está. A maioria dos bancos tem a opção de uma reposição rápida, e se você for ficar alguns dias na mesma cidade, vale a pena recuperar seu cartão, não é mesmo?
Mas, peraí, e dinheiro? E se você não tiver como receber um cartão novo e/ou não tenha dinheiro suficiente para terminar a viagem? Diga isso pro seu banco, e peça para te enviarem dinheiro por algum serviço internacional, como o Western Union. Os bancos podem fazer o envio rapidamente, direto para o seu nome, e você pode retirar em qualquer filial do mundo inteiro. Dá para quebrar um galho, né?
E vocês, viajantes? Já perderam o cartão em alguma viagem? O que fizeram para resolver o problema?
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado