Viajar de avião pela Europa pode ser muito barato, se você souber onde procurar. Na Europa existem muitas companhias low-cost. Se você não se importar em viajar sem muita bagagem, pode conseguir trechos a preços muitos baixos, como Londres–Barcelona por 15 euros ou Paris–Roma por 10 euros.
Mas abra o olho: esse tipo de preço geralmente só inclui seu assento e uma bagagem de mão de 10 quilos. Qualquer coisa a mais será cobrado! Também é preciso prestar atenção porque os aeroportos, geralmente, são secundários ou em alguma cidade próxima, então às vezes os custos de chegar/sair deles pode não compensar. Nós até já escrevemos sobre os cuidados necessários com empresas aéreas low-cost. Mas, mesmo assim…
se bem planejada, a viagem pode sair muito mais em conta do que esperado!
Então, vamos lá: nossa lista de cinco companhias low-cost européias para diminuir os custos da sua próxima viagem.
5. GermanWings. Se você vai passar pela Alemanha ou, melhor ainda, vai usar a Alemanha como base de apoio, estude os destinos da GermanWings com carinho, pois é a low-cost presente em mais aeroportos alemães. Além disso, ela tem uma opção interessante: você paga um valor baixo fixo para uma viagem de ida e volta de final de semana, e só descobre para onde está indo depois de comprar. É uma ótima pedida se você vai passar uma temporada pela Europa e está a fim de uma aventura no final de semana.
4. WizzAir. O forte da WizzAir é o leste europeu, que não é muito contemplado pelas outras companhias. Então, se a idéia é visitar a Polônia, Romênia, Croácia e afins, comece por essa empresa!
3. EasyJet. Uma das maiores linhas aéreas européias, ganha da RyanAir no serviço, mas geralmente perde no preço. De toda forma, vale a pena tentar. Se conseguir um preço equivalente, dê preferência a ela.
2. Vueling. Talvez a Vueling tenha o melhor serviço desse nosso top 5. Porém, não ganha a primeira colocação pois acaba só sendo a melhor opção se a sua base é a Espanha. De toda forma, vale repetir: o serviço geralmente é melhor que as demais, então se o destino ou a origem for na Espanha, não pense duas vezes!
1. RyanAir. O serviço é ruim? Sim. As taxas extras (para bagagem, embarque prioritário, etc) são muito caras? Sim. As passagens ainda valem a pena? Se você quer economizar, SIM. Ame-a ou deixe-a, a polêmica RyanAir é com certeza a maior empresa low-cost da Europa. A malha aérea dela é impressionante, e existem aeroportos espalhados por toda a Europa, inclusive em lugares que você nunca ouviu falar! Apesar de não apresentar o melhor serviço entre as empresas desta lista, a variedade de destinos e aeroportos, a quantidade de vôos diretos e a pontualidade dos vôos alavancam a RyanAir para o primeiro lugar da nossa lista.
Se você optou por usar uma dessas empresas, não deixe de ler sobre os cuidados necessários com empresas aéreas low-cost. E para ajudar a escolher o destino, que tal olhar as nossas dicas para vários países da Europa ou baixar nossos miniguias de 10 grandes cidades européias?
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Boa tarde!
Adorei as dicas.
Dúvida: como faço para conseguir essas passagens mais baratas pela Europa com bagagens menores?
Obrigada
Oi, Cintia! Sugiro que procure direto nos sites das empresas ai da lista.
Boa viagem!
ola, boa tarde..
minha duvida é parecida com a ultima pergunta… porém achei muito desproporcional… no site da Decolar um voo de Zurique para Munique estava por R$ 65,00 (isso mesmo, sessenta e cinco reais) ida e volta… só que na hora que vc clica pra comprar ela subiu para R$880,00… 🙁 .. é assim mesmo… lá se eu quizer comprar uma passagem low cost… ?
Boa tarde, Regiane.
Às vezes, sites como a decolar estão com informações desatualizadas, como um preço da semana anterior, por exemplo. Quando você sai do site deles e vai para o site da companhia aérea, encontra o preço atual.
Boa viagem!
boa tarde. sempre que pesquiso no Brasil por passagens o preço original é bem barato e no finalizar ele sobe consideravelmente, se deixar para comprar a passagem fora do Brasil, ja estando na Europa isso tb acontece?
Sim, Valkyria, os preços sempre sobem mesmo, porque eles incluem as taxas dos aeroportos e do cartão de crédito. Vai ser o mesmo preço no Brasil ou na Europa. Boa viagem!
Boa Noite !
Estou tentando comprar no site da raynair, é não consigo.
Alguém saberia informar se mudou algum procedimento? Ainda pode se usar cartão do Brasil ?
Tenho uma dúvida: vou para Europa em Janeiro, e meu ponto de partida será a Espanha. Deixo para comprar as passagens aéreas quando estiver lá ou compro já aqui no Brasil? E comprando aqui no Brasil em qual site eu compro?
Olá, Rafaeel!
Como dica geral, com as empresas low-cost, quanto mais antecedência na compra das passagens, menos você vai pagar. Geralmente eles tem uma cota de passagens mais bratas, e quando chegam em um número específico de passagens vendidas, aumentam o preço. Eu compraria logo.
O site depende da empresa, que depende do trajeto… Veja qual empresa oferece o trajeto que você quer e compre direto nela!
Boa viagem!
Eu tenho uma dúvida e espero que vc possa me ajudar!! Tenho duas passagens na vueling e norwegian airlines e preciso cancelar, mas vendo os sites delas não consigo achar essa opção, apenas vejo a opção de alterar a viagem. Será que se eu não embarcar terei que pagar não comparecimento? ou existe como cancelar?
Oi, Roberto!
Acredito que não é possível cancelar passagens low-cost. Comprou, tá comprado. Está pago. Se você não utilizar a passagem, não há possibilidade de reembolso.
Boa viagem!
mas o meu medo é ter que pagar alguma taxa de não comparecimento!!!
Nunca ouvi falar de uma taxa extra de não-comparecimento. A “taxa” vai ser o preço do bilhete, que você já pagou e não vai receber de volta!
Gostaria de saber, se adquirindo as passagens pelas cias low coast, qual a documentação devo portar no momento do embarque no guichê do aeroporto?
Agradeço desde já
Paulo Rodrigo – São Paulo – Brasil
Oi, Paulo!
A mesma documentação que você precisaria para qualquer outro vôo: as passagens, o documento de identificação (normalmente passaporte) e, se necessário, o visto.
Boa viagem!
Excelente post, com dicas interessante que nos ajuda a evitar gastar elevadas quantias para conhcer a Europa. Muito obrigado!!!
It’s cool!!!
Olá estou tentando comprar passagem pela lastminute.com e não estou conseguindo. Já habilitei as compras internacionais no cartão e mesmo assim não consigo. Preciso de ajuda. Obrigada
Olá,
Estou tentando comprar passagem no site da lastminute.com há 3 dias e não consigo. Dá problema de faturamento do cartão. Já liguei pro cartão já habilitei compras internacionais. Alguém me ajuda por favor? Como eu posso conseguir?
Eu estou pesquisando passagem Budapest-Split ida e volta. A passagem em si é bem barata, $ 89,00, so que quando eu vou em comprar o preço triplica, as taxas e encargos que são cobrados são muito caras. (skyscanner, decolar, booking…os preços sao praticamente os mesmo)…E quando eu entro diretamente no site da empresas que faz esse voo, não há essa opção Budapest-Split!!! Alguem saberia me dizer se é vantagem deixar para compra as passagens na hora?? Ou alguem sabe de algum site bom??
Existem problemas com a Ryanair? Existem e são eles: Bagagem única, com medidas e tamanhos estipulados para caber na bagagem interna, ou 50 Euros para despacha-lá no porão caso não esteja nos conformes(apesar dos ultimos anuncios que permitem uma pequena bagagem de mão antes não permitida), poltronas retas 90º não reclináveis, sem falar, no free-shop ambulante onde tentam te vender de tudo. Tomar cuidado ao comprar sua passagem, pois a maioria dos aeroportos utilizados são aqueles com as taxas de embarque mais baixos, portanto, distantes dos grandes destinos, é o caso de quem escolhe ir a Paris, e o aeroporto de Beauvais, que fica 80 km, mas dispõe de bos meios de trabslado. Além disso ter paciência, pois mesmo fazendo o chek-in online, temos que apresentar a passagem impressa, antes da fila do embarque, por não sermos cidadão Europeu. No entanto é sem duvida a opção mais economica de viajar para Europa, seja qual for seu destino. Minha dica para quem quer se aventurar é entrar por Portugal, além das promoções é facil estabelecer comunicação e deixar sua mala e algum lugar e posteriormente voar a outros destinos.
Pois é, Joel! Já falamos em vários dos problemas das low-costs européias aqui: https://www.sosviagem.com.br/pratica/aereo/problemas-com-as-low-cost/
Mas continuamos achando que, em termos de economia, elas ainda são imbatíveis!
Nao consigo comprar com Cartao de Credito Internacional as passagens nas lowcosts europeias. Comprar na hora, é arriscado em relacao aos precos? Tem alguma forma de comprar por aqui do Brasil? obrigado
Oi, Luã! Eu já comprei passagens nessas cinco empresas com cartão de crédito do Brasil, então sei que é possível. Às vezes, é necessário desbloquear a função de compra internacional no cartão. Vê direitinho no banco.
Comprar na hora, no aeroporto é sempre bem mais caro! Não recomendo.
Tambem não estou conseguindo comprar nem pelo site das low cost nem pelo telefone pois os cartoes do Bradesco,Itau e Santander convertem a compra para real o qual não é permitido mais no Brasil