Em vários lugares, como a maioria dos países da Ásia, nada tem preço fixo e é necessário negociar desde o valor do taxi até o souvenir. Então, se você se encontrar nas feiras de Hong Kong ou no Grand Bazaar em Istambul e não souber direito como agir, dá uma olhada nas nossas dicas.
- Antes de mais nada, mantenha a calma e o sorriso no rosto. Se você se alterar, já perdeu a negociação. Lembre que isso faz parte do dia-a-dia deles. Eles não vão se ofender quando você fizer uma oferta com um valor mais baixo do que o pedido. Aliás, eles consideram a negociação um sinal de interesse e valorização da mercadoria.
- Antes de negociar, descubra quanto o produto vale. Se você estiver em uma feira ou mercado aberto, vá perguntando o preço em várias lojas/barracas. Afinal, para ser uma negociação justa, você tem que ter uma idéia de quanto vale. Mas, importante, pergunte o preço, agradeça e vá embora, porque…
- Só comece a negociar se você realmente tiver intenção de comprar. Não perca seu tempo nem o tempo do comerciante. Se não estiver tão interessado assim, nem comece a negociação.
- Se estiver em uma loja, tente juntar vários objetos em uma só negociação. Fica bem mais fácil baixar o preço em um esquema do tipo “pague dois e leve três”.
- Quando achar exatamente o que quer, comece a negociação perguntando o preço. Depois faça uma contra-oferta, um pouco mais barata do que você está disposto a pagar. Claro que o comerciante vai tentar aumentar o preço, e é exatamente por isso que você começou com menos. Se preciso, use o velho “mas na outra loja está por tanto…”. A maioria tenta igualar para não perder a compra.
- Mas quanto eu devo oferecer? Não tem resposta fácil, até porque a cultura varia de lugar para lugar. Na média, se o valor for similar ao das lojas vizinhas, um preço final por volta de 75% do valor inicial é bom. Mas dependendo do lugar, é normal conseguir bem mais ou bem menos. Depende da “inflação” original.
- Lembrete final: muitas vezes esse artesanato ou serviço é o único meio de sustento dessas pessoas. Logo, a idéia não é só tentar comprar coisas quase de graça. A alma da negociação é achar um preço bom para os dois lados.
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado