Berna, Suiça: Um urso com múltiplas personalidades

Há quem prefira a seriedade da suíça-alemã; outros gostam mais da beleza da suíça-francesa ou da extroversão da suíça-italiana. Um só pequeno país; três regiões bem distintas… Bem vindo à Suiça!

Berna, a capital, apesar de ser tipicamente suíça-alemã, acaba encarnando muito bem o espírito multifacetado do país, já que ela própria tem várias identidades.

Fonte de Bern: Um ogro... comendo criançinhas?

Fonte de Bern: Um ogro… comendo criançinhas?

Uma delas é a “cidade das fontes”. Fontes no meio da rua são meio que uma das especialidades suíças, mas elas se proliferam em Berna, mais do que a média… São tantas, que o escritório de turismo local até tem uma visita guiada temática, só por estas atrações. Algumas são belíssima, outras são um pouco estranhas. Uma das mais famosas, por exemplo, mostra um ogro comendo criancinhas…

Casa de Albert Eisten

Casa de Albert Eisten

Outra faceta de Bern é a científica. Einstein morou lá por 17 anos, justamente no período em que formulou a Teoria da Relatividade! Portanto, alguns dos mais importantes pontos turísticos da cidade exploram o fato. Dá prá fazer uma visita à Casa de Einstein, onde o cientista morou com a família, e há uma exposição permanente sobre sua vida no maior museu da cidade.

Os ursos de Berna

Os ursos de Berna

Mas, antes que se pense o contrário, o verdadeiro símbolo da cidade é o urso. Contam os guias que, um belo dia, o fundador de Berna saiu para caçar e resolveu que o nome da nova cidade seria o mesmo que o do primeiro bicho que conseguisse encontrar. Como foi um urso (Barn, em alemão), está tudo explicado… E parece que o mascote e os marketeiros de plantão se entendem muito bem. Os bichinhos, geralmente com carinhas amistosas, estão por toda parte: bandeiras no meio da rua, bonecos na frente de restaurantes, estátuas nas fonte e, finalmente, no Bear Pitt, parada obrigatória de qualquer turista, onde eles são de verdade, e às vezes até se mostram dispostos à participar das fotografias.

Outras atrações que não dá prá deixar passar ao visitar a cidade são: o relógio astrológico (que marca desde horas e minutos até estações do ano e signos zodiacais), a Catedral com sua maravilhosa visão panorâmica, e o Jardim das Rosas, que além das lindas flores, permite uma visão imperdível da cidade.

Mas a Suíça, claro, não é só feita de diferenças. E, mostrando isso, em Bern também é possível achar todas aquelas coisas que fazem a fama do país: chocolate, queijo e canivetes, sem contar com os relógios precisos e os pontualíssimos horários de trens neles baseados. “O xxx-express chega à estação diariamente às 7:44h”… Sério??? Claro, pode apostar! (e ajustar seus ponteiros).

Como deu para notar, Berna é uma cidade bem compacta. Dá para ver as suas principais atrações em um dia, apesar de tudo fechar relativamente cedo. Mesmo assim, o clima da cidade é tão legal que sugerimos que você não corra tanto, e reserve pelo menos mais um dia para ver com calma as belezas desse lugar tão especial.

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

2 Comments

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura