Musée d’Armée (Invalides): o Museu Militar de Paris

A fachada imponente, incluindo canhões, não deixa dúvidas. Até de longe, todos os sinais já apontam para o clima de guerra. O Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, é um importante monumento de Paris. Construído por Luís XIV, em 1670, foi projetado como um abrigo para os soldados que voltavam inválidos das guerras. Hoje em dia, é também uma necrópole militar e sede de vários museus temáticos.

Saiba mais sobre o Museu Militar de Paris, também conhecido como Invalides

Saiba mais sobre o Museu Militar de Paris, também conhecido como Invalides

O Palácio dos Inválidos é considerado atualmente um dos melhores museus de arte e história militar do mundo. Na verdade, apesar da entrada e bilhete únicos, o prédio abriga uma coleção de museus, cada um com seu tema específico: Armas e Armaduras, Napoleão, Charles de Gaule, as duas Guerras Mundiais…

Os salões são impressionantes. Cavalos e cavalheiros, armduras, evolução das armas: tudo com uma riqueza de detalhes que impressiona até quem não tem nenhum interesse por exércitos e guerras. As alas dedicadas às duas guerras mundiais são uma aula de história. Como seria de se esperar em um museu sobre exércitos e estratégias de batalha, o Imperador Napoleão Bonaparte (inclusive seu cavalo branco!) e o General Charles de Gaule, personagens importantes da história da França, ganham destaque.

Falando em Napoleão, a sua presença é sentida desde o momento em que se entra no prédio. Em formato quadrado com um pátio no meio, uma estátua do imperador fica firme no segundo andar, supervisionando toda a movimentação. Além disso, a grande atração do complexo é a bela Igreja Saint-Louis, que abriga a grande tumba do líder político e militar. O domo pintado da igreja, diretamente acima do túmulo, é de tirar o fôlego. Tumbas de outros grandes chefes militares também estão expostas no local.

Canhões desde a fachada... e o túmulo de Napoleão!

Canhões desde a fachada… e o túmulo de Napoleão!

O Museu Militar de Paris apresenta a história vista por uma óbvia lente francesa. Realizei a visita com turistas britânicos e alemães, que fizeram questão de discutir sobre a veracidade completa das informações expostas e o porquê da adoração francesa à Napoleão Bonaparte. E enquanto eu posso concordar que a história não está sendo contada com total objetividade, também acredito que um museu baseado em história nunca vai contar com objetividade total. Afinal, história não é uma ciência exata e já é contada pelo ponto de vista do vencedor. Eu acho normal que cada país puxe a sardinha pro seu lado… (e não era exatamente isso que meus amigos turistas estavam fazendo também?)

10x10 Paris No nosso guia de Paris, tem o Museu Militar, o Louvre, o Orsay e mais sete dos nossos museus favoritos em Paris. Também tem vistas panorâmicas, parques e jardins, gastronomia, igrejas e muito mais! Vale a pena conferir!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

No Responses

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Noruega Oceania
Viajar sozinho também pode ser inesquecível.
Viajar sozinho: inspiração para encarar essa aventura!
Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda.
As 10 livrarias mais bonitas do mundo
Doces franceses que você precisa provar
Hora do doce: cinco doces franceses que você precisa provar
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email