Uma aula sobre chocolate em Paris

O SOSViagem foi convidado por Context Travel para fazer a Caminhada do Chocolate em Paris. Os leitores que acompanharam nossa série sobre Londres já sabem que nós somos chocólatras assumidos, então claro que nem tentamos resistir!

A Context Travel tem uma proposta diferente: os tours da empresa são temáticos e se parecem mais com “aulas andantes”. A empresa entitula seus tours de “seminários”, nomeia os guias de “docentes” e chama os clientes de “viajantes de intelecto curioso”. Todos os guias são, na verdade, pesquisadores, professores ou estudantes de pósgraduação, especialistas no tema do tour. Então, por exemplo, o tour sobre arte é guiado por um especialista em história da arte e o tour sobre arquitetura é guiado por um arquiteto.

Chocolates do farmacêutico de Maria Antonieta

Chocolates do farmacêutico de Maria Antonieta

O tour do chocolate em que participamos foi guiado por uma jovem chefe de cozinha, especialista em sobremesas. Ela começou o tour falando sobre a história do chocolate, que começou a 4 mil anos e envolve incas, astecas e Colombo trazendo chocolate para a Europa. Segundo a nossa “docente”, a França demorou para entrar na onda, e o grande responsável por introduzir de vez o chocolate no país foi o farmacêutico particular de Maria Antonieta. Também foi ele que montou a primeira loja de chocolate de Paris. E é lá nossa primeira parada do percurso.

A seguir, o tour começa a pegar forma. As paradas não envolvem somente lojas de chocolate, mas também outros usos da matéria prima em velhos e novos formatos. Além do chocolate tradicional, também paramos nas duas lojas de macaroons mais famosas de Paris e em um caramelier que também faz chocolate (claro), tomamos sorvete de chocolate e ainda teve uma nova versão do tradicional pain au chocolat francês. A guia, especialista em doces, comenta não só a história mas também os detalhes dos sabores e as particularidades de cada versão do chocolate.

A caminhada durou cerca de duas horas e meia. O grupo tinha seis pessoas, que é o número máximo da empresa, emprestando um jeito bem informal para o tour. Na maioria das paradas, é possível provar as especialidades locais, mas as porções são bem pequenas. Ninguém sai do tour empanturrado nem com a sensação de estar “doce até a alma”. É um tour para aprender a apreciar as várias formas do chocolate em Paris.

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

No Responses

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email