Cafés de Paris com clientes famosos

Quando a gente mora em uma cidade, acaba criando uma rotina, não é mesmo? Tem o supermercado perto de casa, as lojas preferidas, o restaurante que costumamos frequentar… Isso acontece em todo lugar, inclusive nas maiores e mais incríveis cidades do mundo. E acontece com todo mundo, até celebridades. Então, como a culinária francesa é uma parte importante da cultura local, separamos para vocês seis cafés de Paris com clientes famosos. Esses restaurantes continuam em funcionamento e te dão uma chance de imaginar como era a vida de seus frequentadores assíduos mais famosos na Cidade Luz.

Cafés de Paris com clientes famosos

Quem sabe você não se senta na mesma mesa que Picasso ou Hemingway?

A elite cultural se reunia no Les Deux Magots…

Les Deux Magots, um café no bairro de Saint-Germain-des-Prés, é famoso em todo o mundo, pois era o local de rendezvous dos artistas do século XX. Só para se ter uma idéia, alguns dos clientes regulares deste café eram: Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Pablo Picasso, James Joyce, Bertolt Brecht e Julia Child. Dizem que Ernest Hemingway gostava de escrever no terraço.

…ou era no Café de Flore?

O Café de Flores era um dos pontos de encontro de Sartre e Simone de Beauvoir

O Café de Flores era um dos pontos de encontro de Sartre e Simone de Beauvoir


O principal concorrente do Les Deux Magots era o Café de Flore. Com localizações bem próximas, o mesmo grupo de intelectuais oscilava entre as duas opções. Mas, enquanto Hemingway parecia preferir o ambiente mais tradicional do Les Deux Magots, dizem que Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre preferiam a decoração estilo art-deco do Café de Flore.

Saint-Exupéry fez uma festa na Brasserie Lipp

Você não pode tomar uma cerveja com Proust, mas pode experimentar a favorita dele

Você não pode tomar uma cerveja com Proust, mas pode experimentar a favorita dele


O autor do Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, desapareceu no deserto no meio de um vôo entre França e China. Quando finalmente conseguiu voltar para Paris em 1936, ele celebrou na Brasserie Lipp. O restaurante, até hoje, fabrica sua própria cerveja, o que atrai muitos fãs, como Marcel Proust. Reza a lenda que ele gostava tanto da bebida que, quando não podia comparecer pessoalmente, mandava buscar a cerva para beber em casa.

James Bond teve uma noite mágica no Harry’s New York Bar

Dá até para ouvir a Sinfonia em Paris da porta de entrada

Dá até para ouvir a “Sinfonia em Paris” da porta de entrada


No início do século XX, o bar do Harry era muito popular entre os expatriados, que procuravam conforto num ambiente onde se sentiam em casa. Além de ser considerado o primeiro bar de cocktails da Europa, ele leva a fama de ter criado vários drinks conhecidos mundialmente, incluindo o célebre Bloody Mary. Algumas das presenças ilustres que frequentemente agraciavam o local incluem Ernest Hemingway, Coco Chanel, Rita Hayworth e Humphrey Bogart. George Gershwin usou o piano do subsolo para compor sua Sinfonia em Paris. Além disso, os fãs de James Bond talvez saibam que o bar tem um papel de destaque na vida do agente 007 como o lugar onde ele perdeu sua virgindade.

Coco Channel era vidrada no chocolate quente da Angelina

Como diz "garçon, posso sentar na mesa 10" em francês?

Como diz “garçon, posso sentar na mesa 10” em francês?


Patisseries tipicamente francesas, ambiente requintado, localização de dar inveja e o melhor chocolate quente de Paris foram suficiente para atrair Coco Channel para a Angelina. Dizem que a famosa estilista visitava o estabelecimento diariamente e costumava sentar-se na mesa número 10 – posição estratégica devido aos espelhos, que ela usava para observar o mundo a sua volta de forma discreta. O pedido era sempre o mesmo: chocolat chaud à l’ancienne dit “l’Africain”, que é até hoje o carro-chefe da casa. É bem encorpado, quase um pudim, e vem com chantilly separado, para o cliente adoçar a seu gosto. Praticamente uma sobremesa.

Napoleão Bonaparte frequentava o Le Procope

Quem é seu cliente favorito: Molière. Voltaire ou Bonaparte?

Quem é seu cliente favorito: Molière. Voltaire ou Bonaparte?


O restaurante Le Procope é o restaurante mais antigo de Paris em funcionamento ininterrupto. Ele abriu em 1686 e nunca fechou. Sua decoração, que inclui várias relíquias do século XVII e XVIII, torna o restaurante uma atração turística por si só. Na época certa, não era difícil encontrar Molière, Voltaire, Diderot e Rousseau em alguma das mesas. Outro frequentador de destaque foi Napoleão Bonaparte, cujo chapéu permanece na entrada, marcando presença.

BONUS: Amélie Poulain trabalhava no Les Deux Moulins

Só quero o crème brullé se ele quebrar igualzinho o da Amélie

Só quero o crème brullé se ele quebrar igualzinho o da Amélie


Quem assistiu o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain lembra bem que a personagem-título não só morava em Montmartre como trabalhava em um café do bairro: o Les Deux Moulins. E o café existe! Apesar do design do interior ser um pouco diferente do que se viu na tela, no salão, além do bar e das mesas, tem alguma memorabilia do filme. O mais marcante é um cartaz bem grande autografado pela atriz principal, a Audrey Tautou. E o ítem mais pedido do cardápio? O crème brullé, é claro!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
Fundação José Saramago.
A Casa de Saramago, ou melhor: a casa que Saramago queria
Passeio no Rio Tejo, em Lisboa.
Lisboa vista do Tejo: passeio de barco em Lisboa
Doces Pecados.
Doces pecados: Os deliciosos doces de Portugal
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
11 Compart.
Compartilhar11
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email