7 razões para visitar São Petersburgo (Russia)

São Petersburgo é a segunda maior cidade russa, e a cidade que recebe mais turistas em todo o país… Talvez seja porque ela parece mais “européia” e mais cosmopolita que a capital Moscou. É também um grande porto de entrada para a Rússia, com muitos navios turísticos atracados diariamente. Além de um roteiro para um fim de semana em São Petersburgo, nós listamos sete ótimos motivos para você visitar São Petersburgo.

1. Uma cidade, três nomes
A cidade foi fundada em 1703 pelo imperador Pedro, o Grande… que se auto-homenageou ao escolher o nome da cidade. Alguns séculos depois, durante a primeira guerra mundial, o nome foi mudado para Petrograd pois, já que o país estava em guerra com a Alemanha, queriam se livrar da terminação alemã (burg). Alguns anos depois, em 1924, a cidade foi rebatizada de Leningrad como uma homenagem ao recém-falecido Lênin. Em 1991, a população local votou pela restauração do nome original.

Um corredor do Hermitage

Um corredor do Hermitage

2. Hermitage
Um dos maiores museus de arte do mundo, com um acervo que conta mais de 3 milhões de peças. A coleção está distribuída em dez prédios ao longo do rio Neva, e possui ítens de variadas épocas, estilos e culturas. O prédio principal é o Palácio de Inverno, que era a moradia oficial dos Czares russos. Também é o responsável pela altura baixa dos prédios da cidade, já que nenhum pode ser mais alto que esse castelo. É uma parada obrigatória se você visitar São Petersburgo.

3. Veneza do Norte
Essa cidade portuária foi projetada com vários canais, como Veneza e Amsterdam. Além disso, São Petersburgo é a cidade é mais “européia” da Rússia, e não é por acaso, já que vários arquitetos italianos foram contratados para projetar os grandes marcos da cidade. Logo, descobrir que a cidade ganhou o apelido de “Veneza do Norte” não é uma grande surpresa.

Strogonoff, uma invenção russa

Strogonoff, uma invenção russa

4. Strogonoff
Para os visitantes ligados em gastronomia, é sempre bom saber que o prato mundialmente popular chamado strogonoff foi inventado em São Petersburgo! Reza a lenda que o prato foi criado pelo chefe Charles Briere especialmente para o Conde Paulo Stroganoff, um diplomata russo do século 19. Dizem, ainda, que o prato foi julgado em uma competição entre chefes de cozinha e ganhou o primeiro lugar. Você sabia?

5. Romanovs
Um passeio por qualquer um dos grandes pontos turísticos de São Petersburgo não é completo sem uma boa história sobre os Romanovs. É sério: às vezes parece que essa família de Czares vivia em uma novela mexicana, que incluia todos os clichês possíveis: desde traições encobertas e brigas pelo poder até filhos desaparecidos e trocas de identidade. Dá vontade de assistir até o último capítulo da trama!

Catedral do Sangue Derramado

Catedral do Sangue Derramado

6. Catedral do Sangue Derramado
A Catedral do Sangue Derramado é a contrução mais conhecida da cidade, e, portanto, parada obrigatória para qualquer um que visitar São Petersburgo. Mas também é muito interessante ver a arquitetura de uma igreja tão diferente do que nós estamos acostumados. Curiosidade: a Igreja foi fechada e usada como um armazém de batata por boa parte do século passado! Hoje opera somente como um “museu”, o que significa que você paga para entrar e apreciar a arte nas paredes e no teto, e não acontece mais nenhum tipo de cerimônia religiosa lá dentro.

7. Cerco de Leningrado
Durante a Segunda Guerra Mundial, Leningrado foi um dos alvos das tropas de Hitler, que acreditava que capiturar a cidade de Lênin seria o equivalente a um baita golpe moral na Rússia. A cidade foi bloqueada de qualquer contato externo entre novembro de 1941 e janeiro de 1944, e, como resultado, mais de um milhão de pessoas morreram de frio, fome e doenças. Foi o mais longo, destrutivo e letal entre os cercos a cidades na história moderna. Em 1945, a Leningrado recebeu o título de cidade heróica pela resistência exemplar de seus cidadãos.

Ficou interessado na cidade? Que tal conferir nossa sugestão de roteiro para um fim de semana em São Petersburgo?

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

2 Comments

  1. Boia Paulista 13/09/2013

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email