Dicas para quem quer viajar para a Rússia

Bonecas Russas

A Rússia é um país super interessante, que atrai cada vez mais brasileiros. Mas, antes de organizar a sua viagem para esse destino surpreendente, é bom ter em mente alguns detalhes…

Falar: Russo

É, não dá para fugir. A língua mais falada na Rússia é… russo. De vez em quando, em algum restaurante, você vai dar sorte e encontrar um garçom que fale inglês, mas mesmo nas cidades grandes ainda é relativamente difícil. Você vai ter que se virar fazendo mimica e apontando para as coisas. É bom ir mentalmente preparado!

Tepomok, o crepe-panqueca russo
Tepomok, o crepe-panqueca russo

Comer: Tepomok

Tepomok na verdade é uma rede de restaurantes fast-food russa. O que eles vendem? Umas panquecas que na verdade parecem mesmo é com crepe. A massa é fina e o recheio pode ser praticamente qualquer coisa. Eles tem um cardápio razoável, com figuras e, dependendo da loja, uma versão em inglês. Dá para apontar para o que você quer.

Beber: Vodka e Champansky

Que a Rússia é o país da Vodka, todo mundo já sabia. A surpresa é o tal do Champansky, que é a versão russa do francesíssimo Champagne. Ainda mais russo é misturar as duas bebidas em um drink que eles chamam “urso polar”.

Comprar: Bonecas Russas (Matryoshka) e Ovos Fabergé

As Bonecas Matryoshka são aquelas bonecas de madeira que cabem uma dentro da outra. Eles podem ser identicas, o tipo mais comum e facilmente encontrado, ou complementares, que geralmente são mais divertidas (por exemplo, cada boneca da “família” é pintada com um instrumento musical diferente). Tem para todos os preços, dependendo do nível de detalhe e quantidade de bonecas. Já os ovos Fabergé são verdadeiras jóias e, por isso, os preços são bem altos. O primeiro foi encomendado pelo Tzar Alexandre III como um presente de Páscoa para sua esposa, emperadora Maria Fedorovna.

Assistir o Lago dos Cisnes na Rússia... programa obrigatório!
Assistir o Lago dos Cisnes na Rússia… programa obrigatório!

Assistir: Ballet

As melhores bailarinas do mundo estão na Rússia. Não tem muito como fugir, assistir um ballet num teatro é programa praticamente obrigatório. Melhor ainda se for um espetáculo escrito por um artista russo, como o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky.

Copiar: Passaporte

É prática normal na Rússia: o hotel tem que registrar todos os seus convidados com a polícia local, e para isso eles vão precisar do seu passaporte. Logo, não estranhe se você só receber seu documento de volta no momento do check-out. Para previnir qualquer problema, é aconselhável que você faça uma cópia do seu passaporte antes de viajar, no caso de precisar de identificação enquanto seu passaporte está retido.

Se você está programando uma viagem para a Rússia, fique de olho no SOSViagem! Nas próximas semanas, daremos várias dicas de São Petersburgo e Moscou!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado