Viajar sozinho: inspiração para encarar essa aventura!

Você já pensou em viajar sozinho? Muita gente morre de medo só de pensar na ideia. Mas a maioria das pessoas que já tiveram a experiência de cair no mundo sem companhia é bem fã daquele velho ditado: “antes só do que mal acompanhado”. De fato, muitos viajantes solos não só adoram a experiência, como recomendam!

Viajar sozinho também pode ser inesquecível.

Nós aqui do SOSViagem com certeza somos a favor de viajar sozinho. É uma experiência única, libertadora e transformadora. Mas para não ficar só na opinião da gente, chamamos reforços. Para provar que não precisamos de estar sempre acompanhados para viajar, no Dia dos Solteiros, seis blogueiros de viagens vão nos contar suas experiências sobre viajar com a melhor companhia de todas: a deles próprios.

Andreza Trivillin, do Andreza Dica e Indica

Andreza viajou sozinha para estudar São Francisco, EUA.

Andreza viajou sozinha para estudar São Francisco, EUA.

Há 18 anos passei 40 dias em São Francisco estudando inglês, numa era em que a internet ainda engatinhava e havia poucas informações disponíveis. Tive a oportunidade de desbravar a cidade e conhecer alguns lugares pouco turísticos. Hoje é possível conseguir muitas informações sobre essa que é uma das cidades símbolo dos Estados Unidos. Apesar do vento forte, muito comum na cidade, uma dica que eu dou é atravessar a ponte Golden Gate a pé; a vista é linda, além de ser uma das pontes mais emblemáticas e famosas do mundo.

Beneth Torquato, do Tire a Bunda do Sofá

Beneth adorou viajar sozinho para Montenegro. Na foto, ele está no Parque Nacional Durmitor.

Beneth adorou viajar sozinho para Montenegro. Na foto, ele está no Parque Nacional Durmitor.

Montenegro é um dos 15 países que visitei em meu mochilão de 9 meses, o qual fiz sozinho. Sem dúvida foi um dos países que mais marcou e é meu preferido de todos os que já estive. Viajar sozinho é sempre um desafio, principalmente quando falamos em viajar por um longo período. Conhecemos pessoas o tempo todo, mas ao mesmo tempo estamos sempre sozinhos. Em Montenegro tive a oportunidade de trabalhar em dois hostels, onde fui acolhido como parte da família. Um país pouco turístico, mas que tem um povo gentil, simpático e acolhedor.

Klécia Cassemiro, do Fui Ser Viajante

Klécia viajando sozinha na praia de Búzios, Rio de Janeiro.

Klécia viajando sozinha na praia de Búzios, Rio de Janeiro.

Eu conheci Búzios numa viagem solo, e foi ótimo! A cidade tem praias lindas e um povo muito receptivo. Isso serviu para me lembrar que é muito possível se divertir sozinha, e que quando a gente enfrenta o medo, pode viver experiências incríveis!  Para quem vai sozinho e sem carro, uma boa dica é se hospedar perto da Rua das Pedras, bem no centro turístico e pertinho da rodoviária, o que facilita tudo. Faça o passeio de barco que sai da Orla Bardot, as paisagens são inesquecíveis! Em restaurantes menores, eu sempre encontrei pessoas simpáticas para bater um papo.

Luciana Freitas, do Let’s Fly Away

Luciana recomenda viajar sozinho para Amsterdã, Holanda.

Luciana recomenda viajar sozinho para Amsterdã, Holanda.

Tinha o hábito de viajar sozinha a trabalho, mas sempre viagens curtas de 1 dia no máximo e com agenda lotada de compromissos profissionais. Resolvi então tomar coragem de viajar sozinha de férias. Não tinha companhia, estava cansada e queria curtir um descanso. Depois de muito pensar escolhi ir para Amsterdam e… foi incrível! Um sentimento de liberdade, de poder fazer o que quiser, como quiser e quando quiser que nunca tinha sentido antes. A cidade – alegre, segura, com várias atrações e de povo tão educado e simpático – foi o destino perfeito. Aproveitei para ir ao parque Keukenhof (o famoso parque das tulipas) e fiz o passeio mais lindo da minha vida. Mas isso é outra história!

Paula Augot, do No Mundo de Paula

Paula viajou sozinha para Turim, Itália e adorou a experiência!

Paula viajou sozinha para Turim, Itália e adorou a experiência!

Turim é uma cidade que raramente entre no roteiro dos turistas brasileiros pela Itália, o que é uma pena porque a cidade oferece muitas atrações para todos os gostos, são museus, palácios e muita história! Justamente por não ser uma cidade tão turística, eu decidi embarcar sozinha e o que mais gostei foi de poder visitar tudo com calma e sem multidão, nada de vendedores insistentes ou pessoas perguntando porquê estou viajando sozinha. Se puder, reserve um dia para conhecer os palácios que ficam nos arredores da cidade, os meus favoritos são o Venaria Reale e o Palácio de Caça de Stupinigi.

Péricles Rosa, do 7 Continents 1 Passport

Péricles viajou sozinho para a Ásia. EM Bagan, conheceu uma vendedora super simpática que passou thanaka no seu rosto e se recusou a receber gorjeta.

Péricles viajou sozinho para a Ásia. EM Bagan, conheceu uma vendedora super simpática que passou thanaka no seu rosto e se recusou a receber gorjeta.

Estava num viagem longa pela Ásia sozinho e, em Myanmar, foi onde encontrei mais gente simpática e sorridente. Com o fim do regime militar e a abertura recente pro turismo de massa, é comum ver os birmanêses puxando assunto com os turistas para praticar o inglês. Eles ainda ficam surpresos quando descobrem que você está viajando sozinho (a) e, em quase todo o país, bares e restaurantes fecham por volta das 22h. Minha super dica para quando você visitar Myanmar é fazer o passeio de balão em Bagan. É caro, mas vale cada centavo. Já se você prefere uma imersão cultural e destinos pouco conhecidos, sugiro visitar as vilas das mulheres com tatuagens no rosto, que, por sinal, foi umas das minhas melhores experiências na Ásia.

E você?

Já disse uma viajante: “Viajar o mundo sozinho não significa viver uma aventura solitária”. Se nossos amigos furaram de última hora, se a família precisa trabalhar, se não temos companhia, não importa. Viajar sozinho é sempre uma opção. Uma ótima escolha para quem gosta de fazer o que quiser na hora que quiser, prefere descansar ou busca conhecer pessoas novas. Chega de desculpas! Vamos priorizar o que é mais importante: conhecer o mundo, claro!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

3 Comments

  1. ANDREZA TRIVILLIN 27/08/2017
  2. Klécia 21/08/2017

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
O Melhor Sovete de Buenos Aires
Procurando o Melhor Sorvete de Buenos Aires
Tromso, Noruega
Cinco atrações imperdíveis em Tromso, Noruega
Marrocos é um dos destinos africanos mais visitados por turistas no mundo.
3×4 Marrocos: dicas de quatro blogueiros de viagem
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
21 Compart.
Compartilhar15
Twittar
Pin5
+11
WhatsApp
Email