10 programas imperdíveis em Istambul (Turquia)

Se você está aberto para rever conceitos e reaprender novas maneiras de se relacionar com o mundo, Istambul é ideal. Fundada cerca de 600 anos antes de Cristo, a cidade tem partes em dois continentes (Europa e Ásia), separados pelo Estreito de Bósforo. A localização estratégica tornou-a foco da luta entre persas, espartanos, atenienses, romanos, bizantinos e otomanos. Com isso, Constantinopla, transformada em Bizâncio e depois em Istambul, foi destruída e reconstruída muitas vezes, e hoje apresenta-se como um rico pathwork.
Logo, prepare-se para uma cidade inesquecível!

Para começar, fique atento ao idioma. Sem referencias anglo-saxões ou latinas, o turco é um festival de novos sons para ouvidos ocidentais. E não adianta apelar para a leitura: embora o alfabeto seja latino (até 1928 era árabe), como o vocabulário não é familiar, a sensação é de analfabetismo total. Além da linguagem, as práticas são diversas, os hábitos são outros, o vestuário muda. Claro que nas áreas turísticas há muitas pessoas falando inglês e se vestindo de modo ocidental, mas não são a maioria. Então, uma providencia essencial é encontrar um guia que se comunique em um idioma que você domine.

Também se prepare para as precauções com a segurança, evidentes em muitos locais. O raio X e a revista corporal e de pertences pode acontecer no acesso a transportes públicos, museus e lojas… sem falar no aeroporto (são três checagens, a primeira delas na calçada).
Mas não se intimide, mesmo com tantas “novidades” Istambul é encantadora!

Hagia Sofia em Istambul

Hagia Sofia em Istambul

Dez programas imperdíveis:

1. Hagia Sophia

A Basílica de Santa Sofia (construída como Igreja da Santa Sabedoria de Deus, e não em homenagem à Santa, como aparenta à primeira vista) é um símbolo da Turquia e um de seus grandes tesouros. Refletindo as forças político-religiosas nas diferentes épocas, foi templo ortodoxo, catedral católica-romana, transformada em mesquita pelos otomanos e, desde 1935, é um museu. Além ter sido considerada a maior catedral do mundo até 1520, e da grande cúpula, no local há importantes relíquias, como os mosaicos de pisos e paredes.

2. Sultanahmet Camii

Única mesquita da cidade com seis minaretes, também é conhecida como Mesquita Azul, por ser revestida por mais de 20 mil azulejos azuis de Iznik e possuir ricos vitrais nesta cor.

3. Grand Bazaar

Um dos mais antigos mercados cobertos do planeta, tem mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas que comercializam desde artesanato e alimentos típicos até tapetes e jóias. Quer saber mais? Nós já publicamos as impressões de uma leitora.

Dentro do Topkapi Sarayi em Istambul

Dentro do Topkapi Sarayi em Istambul

4. Topkapi Sarayi

A enorme construção que abrigou o Palácio Topkapi ou Palácio do Sultão, atualmente foi transformada em um museu que expõe joias do tesouro imperial, vestimentas, armas, louça, e outros itens, incluindo um pavilhão para carruagens e o harém. A vista do Estreito de Bósforo é belíssima.

5. Beylerbeyi Sarayi

Também conhecido como Palácio de Verão do Sultão, com três pavimentos revestidos com mármore branco, está situado na margem asiática do Bósforo, e foi residência de veraneio para a família do sultão e chefes de estado estrangeiros em visita à cidade.

Vista de Kiz Kulesi

Vista de Kiz Kulesi

6. Kiz Kulesi

Também conhecido como Torre de Leandro ou Torre da Donzela, é um antigo farol construído em 408aC em uma ilhota do Estreito de Bósforo, hoje ocupado por um café e um restaurante com vistas incríveis. O acesso é feito por taxi-barco, inclusive à noite.

7. Muralhas de Constantinopla

Executadas em pedra, calcário e tijolo vermelho, foram construídas para proteger a cidade no século VIIaC, e a defenderam durante mais de 1000 anos, sucessivamente modificadas/ampliadas até completarem-se as 11 portas e 192 torres hoje existentes.

8. Bogaziçi Koprusu

A Ponte do Bósforo, concluída em 1973, cruza o estreito, unindo Europa e Ásia.

9. Hamam

O banho turco é uma tradição local, que mistura massagem, esfoliação e banho com água morna e espuma; como a oferta é grande, envolvendo muitos preços e diferentes locais, pesquise o que mais se adéqua a sua situação.

Loja de doces em Istambul

Loja de doces em Istambul

10. Restaurantes típicos

Impossível deixar de provar a comida local! Peynir e feta (queijo), dolmã (tomates, pimentões ou beringelas rechadas), kebab (ou shawarma), falafel, carneiro, charuto de folha de uva, sempre temperados com especiarias e repletos de sementes… Na sobremesa, os doces com massa folhada, mel, pistache e amêndoas (baklava) são imperdíveis, além do lokum (gelatina com recheio de frutas secas e recoberta com açúcar), tulumba, kadayif (macarrão fininho), muhallebi, sutlac, dondurma, revani… as vitrines são extremamente convidativas, mesmo nas lojas mais simples das ruas. Para terminar, turk çayi (chá turco, preto), elma çayi (de maça), ou café turco (moído com cardamono). Para quem quiser, a aventura continua, e ainda há os especialistas em ler a borra de café! Abra-se para o futuro!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

No Responses

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email