Os 15 teatros mais bonitos do mundo

Um teatro é mais que lugar em que você assiste uma peça ou canta suas músicas favoritas. Um teatro representa a cultura de uma região, inscrita em paredes, muitas vezes, centenárias. Um teatro é um mundo real e ficcional, onde o concreto e a ilusão se fundem para nos encantar.

Para quem gosta de artes e se fascina com arquitetura, vale a pena conferir a nossa lista com os 15 teatros mais bonitos do mundo. Aproveita e já inclui no roteiro da próxima viagem!

Alte Oper, Frankfurt, Alemanha

Alter Oper, Frankfurt, Alemanha.

Alter Oper, Frankfurt, Alemanha © Wikimedia Commons

Inaugurado em 1880, a Old Opera House de Frankfurt é uma luz ao anoitecer. Arruinado por bombardeios, durante a Segunda Guerra Mundial, foi reconstruído na década de 1970 e reaberto em 1981. A praça em frente ao edifício é conhecida como Praça da Ópera. O Alte Oper está localizado no distrito da cidade de Innenstadt, dentro do distrito bancário Bankenviertel.

Gran Teatre del Liceu, Barcelona, Espanha

Gran Teatre del Liceu, Barcelona, Espanha.

Gran Teatre del Liceu, Barcelona, Espanha © Tiller Events Barcelona

O Grande Teatro do Liceu (em catalão) ou Liceo (em espanhol) é uma casa de ópera em La Rambla, uma das ruas mais famosas de Barcelona. Inaugurado em 1847, o Liceu, até hoje, compõe suas próprias óperas (duas ou três novas produções anuais) como recebe apresentações de fora. É considerada uma das casas mais importantes do mundo.

Guangzhou Opera House, Guangdong, China

Guangzhou Opera House, Guangdong, China.

Guangzhou Opera House, Guangdong, China © Reggiani

Refletindo o desenvolvimento cultural, a Casa de Ópera Guangzhou possui uma tecnologia acústica inovadora e uma sala multifuncional, de 400 assentos, desenhada para atuações artísticas, ópera e concertos. O projeto foi desenvolvido a partir da fascinante interação entre arquitetura e natureza, interagindo com os princípios da erosão, geologia e topografia. O desenho da Casa de Ópera Guangzhou foi influenciado pelos vales fluviais.

Metropolitan Opera House, Nova York, Estados Unidos

Metropolitan Opera House, Nova York, Estados Unidos.

Metropolitan Opera House, Nova York, Estados Unidos.

Com capacidade para 3.800 pessoas, com um adicional de 195 lugares em outros ambientes, o Metropolitan Opera House está localizado em Lincoln Center, na região de Upper West Side em Nova York. Após inúmeras revisões no design da construção, a nova residência foi inaugurada em 16 de setembro de 1966 – anteriormente, na Broadway e na Filadélfia -, com a première mundial de Antônio e Cleópatra, com Leontyne Price no papel principal. O teatro, além de grandioso, é notado por sua excelente acústica.

Opera Monte Carlo, Mônaco

Opera Monte Carlo, Mônaco.

Opera Monte Carlo, Mônaco © Monaco Channel

Integrando o complexo do casino de Monte Carlo, a Opera de Monte Carlo é um teatro de ópera, localizado nas margens do Mar Mediterrâneo, em Mônaco. Construído pelo arquiteto Charles Garnier, em 1870, foi um pedido do príncipe Carlos III para aumentar a atratividade turística da cidade.

Oslo Opera House, Oslo, Noruega

Oslo Opera House, Oslo, Noruega.

Oslo Opera House, Oslo, Noruega © Silversoft

A Ópera de Oslo é o centro de artes cênicas mais importante da Noruega. Inaugurada em 2008, foi projetada pelo estúdio de arquitetura Snøhetta, autor de obras como a embaixada norueguesa, em Berlim, e a Biblioteca de Alexandrina, em Alexandria, no Egito.

Palais Garnier, Paris, França

Palais Garnier, Paris, França.

Palais Garnier, Paris, França.

Localizada no IX arrondissement de Paris, a Ópera Garnier ou Palais Garnier é uma casa de ópera considerada uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo. Construído em estilo neobarroco, é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris, desde sua fundação por Luís XIV, em 1669. Inspiração para o cenário descrito em O Fantasma da Ópera, sua programação inclui concertos, apresentações de ballet e exposições temáticas.

Princess Theatre, Melbourne, Austrália

Princess Theatre, Melbourne, Austrália.

Princess Theatre, Melbourne, Austrália.

Erguido em 1854 na capital cultural da Austrália, esse belo teatro guarda uma história curiosa a respeito de um certo “fantasminha camarada”, que atende pelo nome de Federici. Morto em 1888 por um ataque cardíaco, depois de se apresentar na ópera Fausto, o artista teria uma cadeira vazia dedicada à sua presença até os dias de hoje como um sinal de boa sorte.

Royal Opera House, Londres, Reino Unido

Royal Opera House, Londres, Reino Unido.

Royal Opera House, Londres, Reino Unido © Urban Junkies

O Royal Opera House de Londres é uma das mais importantes casas de ópera do mundo. O prédio maior, comumente chamado de Covent Garden, é a sede da Royal Opera, do Royal Ballet e da orquestra da ópera Real. O edifício atual é o terceiro teatro erguido no local. A fachada, o foyer e o auditório datam de 1858, mas quase todos os outros elementos datam de uma extensa reconstrução efetuada nos anos 90.

Teatro Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil

Teatro Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Teatro Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil © Guia Quatro Rodas

O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é um lugar de referências fundamentais para Manaus. O teatro anda de braços dados com a memória. A rigor, todo o Teatro Amazonas é um museu; um espaço especial reservado à memória da cidade de Manaus. Seu percurso se dá ao longo do próprio teatro e das salas do primeiro e terceiro pavimentos, onde a história, contada por meio do museu, integra-se e é completada pela presença física e monumental do teatro.

Teatro Bolshoi, Moscou, Rússia

Teatro Bolshoi, Moscou, Rússia.

Teatro Bolshoi, Moscou, Rússia © Jack Devant

Se você já dançou balé (como eu) ou conhece alguém que dança, com certeza já ouviu esse nome: Bolshoi. O Teatro Bolshoi é um edifício histórico da cidade de Moscou e a sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou, também conhecida como Academia de Balé BolshoiCompanhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi, sendo uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo. A decoração remonta à estética da Rússia Imperial. Ai, ai, minha santa Anastácia!

Teatro La Fenice, Veneza, Itália

Teatro La Fenice, Veneza, Itália.

Teatro La Fenice, Veneza, Itália © Panoramio

Quem vê a entrada para a água, não consegue imaginar a imponência deste teatro. O Teatro La Fenice é o principal teatro lírico de Veneza. Destruído várias vezes e reedificado, é sede de uma importante temporada operística e do festival internacional de música contemporânea.

Teatro Solís, Montevidéu, Uruguay

Teatro Solís, Montevidéu, Uruguay.

Teatro Solís, Montevidéu, Uruguay © Flickr

O Teatro Solís recebeu o nome do navegador espanhol Juan Díaz de Solís, que foi comandante da primeira expedição europeia a penetrar no Río de la Plata. A visita guiada no interior do teatro é um dos passeios mais procurados pelos turistas em Montevideo.

Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo, Brasil

Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Localizado no centro da cidade, na Praça Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911. Seu estilo arquitetônico é semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e foi inspirado na Ópera de Paris. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado, desde 1981, quando foi tombado pelo Condephaat. Além de sua importância arquitetônica, o teatro também possui notabilidade histórica, pois foi palco da Semana de Arte Moderna, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

Sydney Opera House, Sydney, Austrália

Sydney Opera House, Sydney, Austrália.

Sydney Opera House, Sydney, Austrália © History

A casa da Ópera de Sydney é um dos edifícios de espetáculo mais marcantes a nível mundial e um dos símbolos da Austrália. Localizada na Baía de Sydney, é a sua primeira atração turística. Não tem como falar em Austrália e não lembrar da Opera House, né?

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
Fundação José Saramago.
A Casa de Saramago, ou melhor: a casa que Saramago queria
Passeio no Rio Tejo, em Lisboa.
Lisboa vista do Tejo: passeio de barco em Lisboa
Doces Pecados.
Doces pecados: Os deliciosos doces de Portugal
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email