Uma Viagem pelas Festas Juninas

Durante o mês de junho o Brasil inteiro vibra com as festas juninas, que acontecem em todas as regiões, comemorando os dias de Santo Antonio (12/junho), São João (24/junho) e São Pedro (29/junho). Mantendo a tradição ibérica, as festividades se caracterizam pelas fogueiras, pelas bandeirinhas na decoração, pela dança da quadrilha, pelas roupas e comidas típicas, especialmente de milho, com algumas variações: no sul toma-se quentão, come-se pinhão e paçoca de amendoim; no nordeste toma-se cachaça, e a paçoca é salgada, feita com carne de sol.

E é lá no nordeste onde a festa ferve, com muita quadrilha e forró. As competições de quadrilhas estilizadas espalham-se pela região, e atualmente foram encampadas por um concurso. Os festivais acontecem em três modalidades: tradicional, matuta e comédia. Além disso, algumas cidades competem entre si pela consagração popular, com o título de “melhor”, “maior” ou “mais animada”.

A gente te convida a visitar três fortes concorrentes! Dá uma olhada:

Caruaru, a Capital do Forró, se transforma no "Maior São João do Mundo"

Caruaru, a Capital do Forró, se transforma no “Maior São João do Mundo” [Crédito da Foto]

Caruaru (Pernambuco)

A 130km de Recife, Caruaru abriga uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, dispõe arte popular reconhecida mundialmente (é indicada pela UNESCO como o maior “Centro de Artes Figurativas das Américas”) e tem gastronomia diferenciada. No mês de junho, a festa toma todos os lugares, que recebem repentistas, trios pé-de-serra, bacamarteiros, aboiadores, mamulengos, bandas de pífano e muitos shows. Até 2000 o trajeto podia ser feito no Trem do Forró, em que os festejos aconteciam por várias horas seguidas. Depois disso o trem mudou de rota (vai do Recife ao Cabo de Santo Agostinho, muito menos distante), mas isso não alterou a festa: a alto-intitulada “Capital do Forró” continua com o slogan de “Maior São João do Mundo”.

Campina Grande tem 30 dias de festa

Campina Grande tem 30 dias de festa [Crédito da Foto]

Campina Grande (Paraíba)

Por aqui, a festa é conhecida como o “Maior Arraiá do Nordeste”. Com 30 dias de duração, as comemorações se destacam pelos inúmeros shows e por ocupar muitos grandes palcos distribuídos pela cidade, dentre os quais, o mais famoso é o Parque do Povo, na área central. Ainda dá tempo de curtir esse São João, já que nesse ano a programação vai até 7 de julho! Se você estiver por perto, não perca!

Nem Lampião consegue parar Mossoró

Nem Lampião consegue parar Mossoró [Foto: Carlos Costa]

Mossoró (Rio Grande do Norte)

Em Mossoró as comemorações se concentram no Corredor Cultural e na Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga estação ferroviária do município, que no mês de junho se transforma na Estação do Forró. Além de shows de grandes nomes da música brasileira e do festival de quadrilhas juninas, o grande diferencial dessa festa é o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que é encenado todos os anos desde 2003 e conta a história da resistência mossoroense ao Bando de Lampião, acontecida em 1927.

E você? Já passou um São João no nordeste? Tem sua festa preferida? Conta pra gente!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

One Response

  1. Carlos sousa 26/06/2016

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email