8 dicas para aproveitar Orlando fora da Disney

Orlando Além da Disney

A maioria das pessoas, quando pensa em Orlando, já pensa logo na Disney e nos outros parques. Mas e a cidade? Hoje, nós temos um guestpost do Luciano, do Viver em Orlando, um brasileiro que mora na cidade e vai nos contar as coisas legais de Orlando fora dos parques de diversão.

Me chamo Luciano, moro em Orlando há cerca de 2 anos e meio. Sai do Brasil por todos os inúmeros motivos que já sabemos, violência, alto custo de vida, corrupção, etc. Na verdade, não acho que os EUA hoje em dia representem o grande país em termos de oportunidades e crescimento de vida profissional que era num passado bem recente, mas não há como negar que em termos de qualidade de vida e segurança, dependendo da região, ainda vale muito a pena. A minha escolha por Orlando foi por motivos básicos, como conhecimento prévio da cidade e da estrutura dela, bem como o custo de vida em si. Aliás, esse é um dos grandes atrativos que tem atraído cada vez mais um número maior de brasileiros para vim pra cá. Paralelo a isso, existe sempre a questão da permanência legal no país, que demanda tempo de análise num projeto de longo prazo e algum investimento financeiro alto. Mas isso não é o foco desta breve apresentação.

Bem, criei o site Viver em Orlando para falar um pouco sobre a experiência de vida em Orlando, com intuito de repassar, com sinceridade e clareza, como é viver nessas bandas dos EUA. Via de regra, praticamente se fala apenas de Disney e coisas do tipo, mas Orlando está muito além disso. Na verdade, quando se mora aqui, essa parte da diversão em parques acaba ficando em segundo plano. Neste site, cujo foco não é apenas ao turismo em si, procuro colocar os pontos que as pessoas tem mais dúvidas num processo de mudança pra cá: onde é melhor de se viver, quais os melhores bairros, como matricular meu filho na escola e assim por diante. Procurei com essa experiência, repassar dicas que, muitas vezes, não são feitas de forma clara e acabam por prejudicar o processo de muitas pessoas. Acredito que pelos retornos que temos, este trabalho tem ajudado muitas famílias.

Aqui vão oito dicas para aproveitar Orlando fora dos parques de diversão:

Celebration
Celebration

1 O primeiro lugar que me vêm a mente quando se fala de Orlando é visitar a cidade de Celebration, um lugar incrível. Criada em 94, esta área originalmente pertencia a Disney e hoje em dia é uma das comunidades mais exclusivas da região, com casas no estilo colonial, altamente arborizada e com uma estrutura típica de pequenas cidades americanas. Na foto, jardim da pracinha central de Celebration. Em frente a essa praça, temos um lago bem bacana, cercado de muito verde, alguns parques fechados e vários restaurantes, cafés e lojas. Programa mais do que recomendado para um final de tarde em família, uma boa caminhada num lugar super bonito e muito seguro também.

Winter Park
Winter Park

2 Outro programa super bacana pra se fazer aqui nesta região e que foge da esfera do turismo convencional: visitar a cidade de Winter Park, que fica ao norte de Downtown Orlando e é, sem dúvidas, um dos locais mais bonitos e tradicionais daqui, típica comunidade americana. Um dos passeios que eu mais gosto na cidade é visitar a feira de sábado, chamada de Farmer’s Market. Todo sábado pela manhã, os moradores da região se dirigem a feira para comprar frutas, verduras, flores e levar seus cães pra passear, num programa típico familiar. Recomendo a visita não apenas pelo local em si, mas também pra dar uma esticadinha e passear pela vizinhança belíssima.

Lake Eola
Lake Eola

3 Lugar belíssimo, a menos de 10 minutos do centro turístico, Lake Eola, em Downtown, é programa obrigatório para passear com a família num domingo, final de tarde. O local é cercado por um lago com uma fonte bem bonita no meio que, ao anoitecer, ganha cores variadas que “dançam” conforme a música ambiente. Todo domingo acontece uma série de atividades num auditório aberto que tem no parque, corais, música ao vivo, enfim, várias programações legais para toda a família. Já vi até casamento neste parque. Programa obrigatório pra quem vêm em Orlando.

Amway Center
Amway Center

4 Outro lugar bem legal em Orlando: Amway Center. Este é o nome da arena do time de basquete da cidade, o Orlando Magic. Se você vier em Orlando na época da temporada da NBA (liga profissional de basquete americana) e tiver jogo do Magic na cidade, é mais do que recomendável você e sua família esticarem até o centro de Orlando para ver um jogo do Magic, geralmente a noite ou final da tarde. Vale a pena, não apenas pela experiência em si, como também pela certeza de que os americanos sabem organizar eventos, não existe tumulto, confusão na entrada ou saída, trânsito, etc. É realmente algo impressionante como eles se organizam. E olha que estamos falando de públicos de 15-20 mil pessoas em dias de jogos.

Downtown
Downtown

5 Tudo bem que o centro de Orlando não é parecido com uma Times Square da vida, mas passear pela região, durante a semana, ou num domingo, é ter a chance de ver pessoas trabalhando, como os americanos se comportam na hora do almoço e ver também como esses prédios todos parecem feitos de papel, como num cenário de filme de estúdios de cinema. Passeio que eu também recomendo. O grande “point” noturno da cidade fica em Downtown, num lugar chamada Church Street. Baladas e ponto de reunião da galera mais jovem, às sextas e sábados a noite.

Cranes
Cranes

6 Tradicionais em Orlando, estes pássaros que aqui chamam de Cranes e são comuns em muitos lugares. Geralmente eles costumam viver nos condomínios, soltos na natureza, em especial no locais que tem lagos. Aliás, o que mais temos aqui nesta região são lagos artificiais, dentro dos condomínios, que servem para uma série de pontos interessantes, que vão desde o fornecimento de água para os sistemas de irrigação, até como via de escoamento da água das chuvas, comuns por aqui na época do verão.

St. Pete
St. Pete

7 Uma outra dica bem bacana numa viagem aqui pra região central da Flórida é curtir e esticar um pouco até a cidade de St. Pete, onde apareço nesta foto. Além da cidade ser super agradável e com um visual lindo do Golfo do México, é aqui que temos a segunda maior coleção de Salvador Dali em exposição fica no mundo, num museu que leva seu nome e que fica na beira do mar. Local excelente para passear durante um dia e relaxar.

Cocoa Beach
Cocoa Beach

8 Se o assunto é praia, não ache que existem apenas as opções de Miami. Ao contrário, a cerca de 1 hora de Orlando, temos várias praias no Atlântico bem bacanas, como essa na cidade de Cocoa Beach, local muito frequentado por surfistas de todos os lugares dos EUA. Aliás, na Flórida, em termos de ranking, existem as melhores praias do país. Cada opção melhor que a outra. Pra quem gosta, não há lugar melhor.

Obrigada, Luciano! Com certeza suas dicas serão valiosas para quem visitar Orlando e quiser explorar mais que a Disney! Mas, se você está de viagem marcada para a Florida, não perca as dicas de outros quatro blogueiros sobre a Disney. E que tal uma esticadinha pela Overseas Highway no caminho para Key West?

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado