Machu Picchu, Cuzco e Vale Sagrado: 10 dicas para sua viagem

Machu Picchu

Se você for a França, tem que ver a Torre Eiffel. Se for a Inglaterra, precisa ajustar seu relógio no Big Ben. E uma visita ao Peru não é completa sem uma passagem por Machu Picchu. Mas, para tirar o maior proveito de sua viagem, é bom estar preparado. Por isso selecionamos algumas dicas para nossos leitores.

1 Tome cuidado com o tal do soroche. Essa região é muito alta, e você fica sujeito ao famoso mal da altitude, também conhecido como soroche. Se previna!

2 A cidade que geralmente serve de ponto de apoio em uma viagem a Machu Picchu se chama Cuzco. As excursões geralmente saem de lá. Também é nessa cidade que você vai achar hotéis e pousadas de melhor qualidade e com preços mais em conta. Mas, apesar disso…

Machu Picchu
Machu Picchu

3 Cuzco ainda não é tão perto assim de Machu Picchu. As cidades são separadas por algumas horas de viagem, variando dependendo do meio de transporte escolhido.

4 É possível fazer a viagem de trem direto, de Poroy (a estação mais perto de Cuzco) até Águas Calientes (a parada mais próxima de Machu Picchu). Só que fica um pouco mais caro, sem contar que são poucas passagens por dia, então é necessário reservar com antecendência. A maioria das agências de viagem vai te oferecer um ônibus de Cuzco a Ollantaytambo, e de lá para Águas Calientes.

5 Se você quiser ver o nascer do Sol em Machu Picchu, provavelmente vai ter que dormir em Águas Calientes. Viagens de um dia, tipo bate-volta, de Cuzco para Machu Picchu são possíveis, mas muito cansativas.

6 Uma opção popular é fazer um passeio de dois dias. No primeiro, você faz a excursão do Vale Sagrado. Quando chegar em Ollantaytambo, após a visita às ruínas de lá, deixe a excursão e pegue o trem para Águas Calientes no fim da tarde. Dessa forma, você dorme em Águas Calientes e pode chegar a Machu Picchu nas primeiras horas da manhã de uma forma menos cansativa e sem perder muito tempo. Essa opção está bem explicada no nosso roteiro de 3 dias na região inca.

Machu Picchu
Machu Picchu

7 Leve um lanchinho dentro da bolsa. Não existe nenhum tipo de comércio dentro de Machu Picchu. Do lado de fora do portão tem uma lanchonete cara e um restaurante mais caro ainda. A saída mais comum é levar um sanduiche, biscoitinhos ou barrinhas de cereal e deixar para almoçar depois do passeio, em Águas Calientes.

8 Cuzco e Machu Picchu tem um clima muito seco. Sua pele vai reclamar. Logo, não esqueça de levar um bom hidratante e protetor labial!

9 Se você deixar para comprar seu passeio em Cuzco, não se esqueça de negociar. Existem inúmeras pequenas agências de viagem por volta da Plaza de Armas, e todas vão te dar preços diferentes por basicamente o mesmo serviço.

10 Se você estiver planejando escalar uma das montanhas, compre seu ingresso (incluindo a entrada na montanha) com antecedência, pois eles esgotam rápido! Não espere pelo dia anterior à visita.

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado