Tão doce quanto chocolate (suiço): 6 dicas para quem quer viajar pela Suiça

Chocolate Suiço
Trem de luxo
Trem de luxo

A Suiça é um país super charmoso, com cidades lindinhas e compactas. Viajar pelo país é muito fácil, porque é tudo muito organizado. Se você está programando uma viagem por este país adorável, é sempre bom saber que…

1. Pegue o trem. É a forma mais prática, rápida, segura e confortável de viajar pelo país. As paisagens são belíssimas. O sistema ferroviário é de primeira linha e sempre está na hora. Sem contar que a maioria das cidades funcionam a partir da estação de trem, então você está sempre muito bem localizado. Sem contar que o país é bem pequeno, e dá para ser cruzado totalmente em 3 horas de trem! Sem contar que sempre tem passagem para ir a qualquer canto. É só chegar na estação e comprar.

2. As Centrais de Informação ao Turista (CIT) são suas melhores amigas. Elas geralmente estão presentes nas estações de trem (ou bem perto delas), distribuem mapas da cidade de graça, tem informações sobre hoteis e albergues (e podem até te arrumar um se você chegar lá sem um lugar para dormir!) e às vezes até oferecem citytours de graça! Ou seja: devem sempre ser sua primeira parada.

3. Caminhe em direção à água.  A Suiça é um aglomerado de lagos. Ou pelo menos às vezes você tem essa impressão. Então vai acabar notando que as cidades geralmente acontecem ao redor dos lagos ou, eventualmente, dos rios. Logo, se cair de paraquedas em algum canto e a sua melhor amiga CIT estiver fechada, procure água!

Um dos milhares de lagos suiços
Um dos milhares de lagos suiços

4. 17 horas é o limite. Tá, é um pouco de exagero… mas muito pouco. A grande maioria das coisas fecha entre 17 e 18 horas, mesmo nas cidades grandes. Então organize seus dias para fazer tudo até essa hora. Em algumas cidades, vai ser difícil até achar um restaurante aberto.

5. A Suiça é um país único, divido em três grandes áreas: a Suiça alemã, a Suiça francesa e a Suiça italiana. Cada área fala sua própria língua (sim, todas estas linguagens são oficiais) e lembra algumas características do país de onde essa língua vem. Dessa forma, a Suiça alemã é a mais organizada e burocrática, a Suiça francesa gosta de boa comida e vinho, e a Suiça italiana tem gelato, igrejas lindas e bagunça (comparando com as outras áreas).

6. Finalmente, chocolate suiço é mundialmente reconhecido como excepcional. Só que vale lembrar que não é só os de lojas caras e especiais. Pode comprar qualquer marca barata no supermercado mesmo, que, garanto, já vai ser muito bom!

A sua viagem para a Suiça inclui Genebra ou Berna? Dá uma olhada nas nossas dicas!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado