Cruzando o Canal da Mancha: Como ir de Paris a Londres (ou vice-versa)

Paris e Londres são dois destinos maravilhosos para qualquer viajante. Duas cidades cosmopolitas e cheias de atrações, mas que guardam suas características principais e se tornam muito diferentes. Esses dois destinos marcantes não ficam muito longe… O Reino Unido e a França só são separadas pelo Canal da Mancha. Por isso, é difícil planejar uma viagem a Europa que inclua uma capital mas não a outra!

Mas como ir de Paris para Londres? Ou como ir de Londres para Paris?

Ora, as possibilidades são diversas. Você pode usar praticamente qualquer tipo de transporte: avião, carro, ônibus ou trem. Depende do seu tempo e das suas despesas, é claro.

Então vamos analizar as opções.

Chegada em Londres, na Estação St. Pancreas
Chegada em Londres, na Estação St. Pancreas

Trem

Acredito que essa é a forma mais popular de fazer a viagem entre Londres e Paris. Andar de trem na Europa é bem prático e seguro. O trajeto entre essas duas cidades leva pouco mais de duas horas e você sai e chega do centro da cidade (ou seja: nada de deslocamentos demorados até o aeroporto). Outra coisa que facilita muito é passar pela imigração antes de entrar no trem, deixando todo o processo ainda mais rápido. É recomendado chegar na estação com pelo menos 45 minutos de antecedência. O preço varia bastante durante o ano: quanto mais antecedência melhor, mas também há várias promoções na baixa temporada, então pode ser bem em conta ou bem salgado. E mais: a frota de trens acabou de ser renovada e conta até com wifi! Empresa responsável pelo trajeto: Eurostar

Opinião pessoal: É minha forma favorita de viajar entre as duas capitais. Acho super-prático e adoro já chegar no centro da cidade.

Avião

O trajeto é super rápido: 1 hora e 15 minutos. Mas passagens de avião em companhias tradicionais são bem caras, então o jeito é ficar com as problemáticas lowcost. E ai já sabe, né? Os aeroportos são bem longes do centro da cidade e despachar mala é cobrado por fora. Também se lembre que é um vôo internacional, então é necessário chegar com duas horas de antecedência. Então o tempo que se ganha no trajeto, acaba sendo perdido no aeroporto. Empresas que fazem o trajeto: várias. Sugiro pesquisar no SkyScanner.

Opinião pessoal: Eu evito fazer o trajeto em companhias lowcost, pela distância dos aeroportos, principalmente em Paris. Só o ônibus saindo de Paris para chegar no Aeroporto de Beauvais já leva 1 hora e meia. Quando se adiciona chegar com 2 horas de antecedência, o tempo do vôo e o trajeto do aeroporto até o centro de Londres, sempre acho que não vale a pena.

Ônibus

Geralmente é a forma mais barata de ir de uma cidade a outra. Várias companhias fazem o trajeto e, geralmente, são bem confortáveis, com wifi e tomada. O maior contra é o tempo de deslocamento, que fica em torno de 9 horas, mas depende de qual estação você escolhe, é claro. Empresas que fazem o trajeto: as mais conhecidas são OuiBus, Eurolines e Megabus.

Opinião pessoal: Essa é a melhor opção para quem tem tempo sobrando e dinheiro curto. Se você tiver um laptop e alguma trabalho para fazer (ou filmes para assistir), dá para encarar na boa. Quem dorme fácil em qualquer lugar, pode fazer o trajeto à noite e economizar no hotel.

No trem para carros, no trajeto de Londres para Paris
No trem para carros, no trajeto de Londres para Paris

Carro

Se você está planejando alugar um carro na sua viagem à Europa, existe a opção de dirigir entre as duas cidades. As estradas são bem cuidadas, tem pedágio e contam com diversos pontos de apoio. O trajeto dura em torno de 6 horas, dependendo, é claro, da localização das acomodações dentro das cidades. Mas fique atento: você precisa atravessar o Canal da Mancha, então é necessário reservar um lugar no trem ou na balsa. E abra o olho: na hora de alugar o carro, confirme se você pode sair do país, já que algumas empresas restrigem a área do seu aluguel. Empresas para a travessia: Eurotunnel (trem) e P&O Ferries (balsa).

Opinião pessoal: Recentemente fiz o trajeto de carro pela primeira vez e achei a viagem bem tranquila. A qualidade dos pontos de apoio variam bastante: alguns são só um estacionamento, outros tem lanchonetes ou lojas de conveniências, mas todos tem banheiros públicos. É indicado especialmente para quem tem que levar muita coisa de uma cidade à outra. Não se esqueça de incluir preço do aluguel de carro, combustível, pedágios e o custo da travessia no seu orçamento.

E você, querido leitor? Qual sua forma preferida de ir de Paris a Londres? Como prefere fazer o trajeto entre Londres e Paris?

10x10 Paris Se você está com viagem marcada para a Cidade Luz, torne sua viagem inesquecível com o nosso guia de Paris. Vale a pena conferir!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado