Como planejar uma viagem passo a passo

É fácil viajar para visitar parentes ou para veranear em uma praia que você conhece. Não precisa de muito planejamento porque são destinos conhecidos ou, na pior das hipóteses, tem que organize o seu roteiro para você, às vezes até te leva para conhecer tudo!

Mas e as viagens para lugares desconhecidos? Como fazer para definir o destino, organizar tudo o que é necessário, descobrir o que tem para fazer lá, escolher hotel… enfim, organizar a viagem completa?

Em Novembro, eu vou visitar a África do Sul. Vai ser minha primeira ida ao país. Então, claro, aguardem vários posts novos sobre o país na minha volta! Mas, enquanto isso, é uma boa oportunidade de falar desse tema que gera muita dúvida: como planejar uma viagem?

Então, primeiro passo: como escolher o destino e as datas da viagem?

No caso dessa viagem, o destino foi definido para nós: vamos para o casamento de amigos. Mas, além disso, também é um destino que há muito tempo tenho vontade de conhecer. Então foi uma união do útil com o agradável.

Mas motivos para viajar não faltam, não é mesmo?

Em outras ocasiões, já escolhi destinos de viagens por várias outras razões:

E ainda tem aquelas viagens inesperadas, que são definidas a partir das passagens em promoção. Essas são algumas das minhas favoritas! Foi assim que eu me encontrei em Macchu Pichu e em Barcelona.

Então, segundo passo: como escolher as datas da viagem?

Também por causa do casamento, as datas já estavam mais ou menos definidas. Sabíamos que precisávamos estar no destino em Novembro. A partir daí, pesquisamos as passagens aéreas e definimos definitivamente as datas pensando nisso.

Muita gente não tem flexibilidade com datas. Geralmente, a viagem tem que caber nas datas das férias; muitas vezes nas datas das férias escolares. Mas, se você tem a oportunidade de ser flexível, vale a pena tentar marcar a viagem em meses de baixa, como abril/maio ou outubro/novembro, para fugir das filas grandes nas atrações e dos altos preços das passagens e hospedagem.

Bem, por hoje, ficamos por aqui. Falamos do plano das idéais, quando a viagem ainda está na sua imaginação. No próximo post, vamos passar para uma fase mais perto da realidade. O primeiro passo realmente concreto para organizar uma viagem é… comprar as passagens.

Esse artigo faz parte da nossa série Como planejar uma viagem passo a passo. Veja também:
Passo 1: Definindo o destino
Passo 2: Comprando as passagens
Passo 3: Esboçando o roteiro
Passo 4: Finalizando o roteiro
Passo 5: Escolhendo a hospedagem
Passo 6: Como levar dinheiro
Passo 7: Arrumando as malas
Link Bonus: 8 coisas que você deveria fazer antes de viajar

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado