Como planejar uma viagem: esboço do roteiro

Agora que já escolhemos o destino e compramos as passagens, é hora de fechar o roteiro para a viagem tomar forma de verdade. Lembrando que você, querido leitor, está planejando junto conosco nossa próxima viagem para a África do Sul!

Bem, nessa fase, é importante fazer um planejamento, mesmo que seja bem por cima, do que você quer fazer durante a viagem. Se lembre de anotar o motivo que está te levando para esse lugar, afinal, ele tem que caber no tempo que você vai passar no destino! No caso dessa viagem, estamos indo para o casamento de amigos, logo, a data da celebração e outras atividades relacionadas não podem ficar de fora, e engessam um pouco a programação.

Para visualizar com mais facilidade, gosto de pegar papel de rascunho e lápis para criar um calendário da viagem. Claro que você pode ser mais high-tech e já fazer seu calendário no computador mesmo. Mas eu prefiro a forma mais tradicional e faço um primeiro esboço à mão. Minha técnica inclui fazer um quadrinho com todos os dias, desde o vôo de ida até o vôo da volta. Assim, consigo ficar bem ciente do tempo total que a viagem vai tomar. É uma tabela simples, só duas colunas. Na primeira, entram o dia do mês e o dia da semana, que vai ser importante depois para organizar a programação de cada dia, já que algumas atrações podem fechar ou não estarem disponíveis em algum dia específico. Na segunda, entra a programação do dia.

Então, na segunda coluna, começo a anotar tudo que já está definido. No caso dessa viagem, já entraram no calendário:

  • Vôo de ida (decolagem e aterrizagem)
  • Vôo de volta (decolagem e aterrizagem)
  • Festa de casamento
  • Despedidas de solteiro do noivo e da noiva
  • Programas que faremos com os noivos e outros convidados

Na sua viagem, talvez tenha menos ou mais ítens pré-definidos. É importante anotar todos. Não se preocupe em colocar todos os detalhes da viagem ou todas as atrações que você quer ver. Nesse momento, só estamos preocupados com as coisas mais importantes, que já estão definidas: o que não pode faltar de jeito nenhum e o que não dá para trocar a data.

Além disso, é hora de tentar prever deslocamentos. Vai viajar para São Paulo e quer passar um final de semana em Santos? Isso entra na programação. Vai viajar para Portugal e quer visitar Lisboa e Porto? É hora de decidir quanto tempo quer ficar em cada lugar. O mais importante nesse momento é definir claramente qualquer deslocamento do roteiro, e em que cidade você vai dormir a cada noite. No caso dessa viagem para a África do Sul, a maioria das atrações turísticas (e vários dos programas anteriores à festa) é na Cidade do Cabo, mas a comemoração do casamento será em Franschhoek. Logo esse deslocamento precisa ser previsto. Ao invés de fazer um bate-volta no dia do casamento, optamos por incluir a cidade no nosso roteiro.

Nosso primeiro calendário ficou assim:

Roteiro básico da viagem

Roteiro básico da viagem

Se eu for viajar acompanhada, passo o calendário a limpo em um email e envio para quem vai viajar comigo. Assim, eles podem revisar as datas e ver se eu não esqueci alguma coisa importante.

A partir desse planejamento inicial, é hora de definir a acomodação.

Esse artigo faz parte da nossa série Como planejar uma viagem passo a passo. Veja também:
Passo 1: Definindo o destino
Passo 2: Comprando as passagens
Passo 3: Esboçando o roteiro
Passo 4: Finalizando o roteiro
Passo 5: Escolhendo a hospedagem
Passo 6: Como levar dinheiro
Passo 7: Arrumando as malas
Link Bonus: 8 coisas que você deveria fazer antes de viajar

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email