Como planejar uma viagem: passagens

Na semana passada começamos uma série de posts sobre como planejar sua viagem passo a passo. Vamos usar o planejamento da nossa próxima viagem, para a África do Sul, como exemplo. Ou seja: você, leitor, vai nos ajudar a planejar nossa próxima viagem juntos! No primeiro post, falamos das primeiras coisas que precisam ser definidas: o destino e as datas. Agora, vamos tirar a viagem do papel. O primeiro passo concreto para realizar a sua viagem, na minha opinião, é comprar as passagens.

Na minha opinião, a compra das passagens torna a viagem real, porque você começa a gastar seu suado dinheirinho e fica cada vez mais difícil desistir. É sempre um passo extremamente importante. Pra mim, talvez o passo mais difícil, principalmente considerando que a maioria das companhias aéreas cobram taxas de cancelamento. É a hora que a viagem começa a acontecer pra valer!

No caso que nós estamos planejando juntos, precisava comprar passagens de ida e volta de Paris para a Cidade do Cabo. Geralmente, para viagens internacionais como essa, mInha pesquisa de preço acontece em três etapas:

  1. Gosto de começar com o SkyScanner, um site que faz uma varredura em uma lista enorme de companhias aéreas (incluindo as low-cost).
  2. Depois, vou direto no site da empresa para confirmar os valores, para ter certeza de que não houve mudanças. Apesar do SkyScanner ser bem confiável, pode acontecer de alguma atualização ainda não ter sido detectada pelo sistema deles.
  3. Com esses dados na mão, antes de realizar a compra, ainda visito uma agência de viagem de confiança e comparo os preços. Por quê? É que, dependendo das datas e da companhia aérea, às vezes as agências têm preços especiais devido ao volume de vendas.

Bem, opções é o que não falta. Poderíamos ir via Amsterdam, Dubai, Frankfurt, Istanbul, Londres+Joanesburgo… A média de tempo de viagem era cerca de 24 a 30 horas, contando tempo de espera nas conexões. Mudamos um pouco os dias, procurando as melhores combinações de horário e preço, e acabamos encontrando vôos diretos de Paris para Cape Town, um pouco mais caro que os outros mas sem conexões e com o tempo de viagem de somente 11 horas. Os preços eram equivalentes nos sites das empresas. Liguei para uma agente de viagens que me deu cotações mais caras do que os valores que achei online. Ou seja: a melhor alternativa era mesmo usar meu computador.

Passei uns dois dias pensando, analisando os pós e contras. O preço mais caro justifica a economia de tempo no percurso? E se aproveitássemos a conexão para passar um dia em Istambul e visitar uns amigos? Ou em Dubai, que nós não conhecemos? Até que, finalmente, batemos o martelo. No final, acabamos optando pelo vôo direto pela comodidade e economia de tempo: já que temos um tempo limitado para a viagem, queremos passar o máximo possível de tempo no destino.

Claro que também tem aquelas viagens para destinos mais próximos, que exige transporte terrestre: ônibus, carro ou trem. A organização continua de forma bem parecida. Viagens de ônibus ou trem seguem as mesmas regras: é preciso pesquisar as possibilidades e comprar as passagens! Já viagens de carro exigem outro tipo de preocupação: fazer a revisão do carro para evitar problemas na estrada, pesquisar as possibilidades de caminhos (mesmo que o motorista tenha ajuda do GPS!) e definir quem vai dirigir (é só uma pessoa o caminho todo ou haverá rodízio?).

Agora que já sabemos como vamos chegar no destino, é hora de começar um primeiro esboço do roteiro da viagem.

Esse artigo faz parte da nossa série Como planejar uma viagem passo a passo. Veja também:
Passo 1: Definindo o destino
Passo 2: Comprando as passagens
Passo 3: Esboçando o roteiro
Passo 4: Finalizando o roteiro
Passo 5: Escolhendo a hospedagem
Passo 6: Como levar dinheiro
Passo 7: Arrumando as malas
Link Bonus: 8 coisas que você deveria fazer antes de viajar

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Noruega Oceania
Viajar sozinho também pode ser inesquecível.
Viajar sozinho: inspiração para encarar essa aventura!
Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda.
As 10 livrarias mais bonitas do mundo
Doces franceses que você precisa provar
Hora do doce: cinco doces franceses que você precisa provar
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email