Como planejar uma viagem: arrumando as malas

Você, querido leitor, está participando de todos os momentos dos preparativos para nossa viagem para a África do Sul. Já sonhamos com a viagem e definimos o destino, compramos as passagens, esboçamos e finalizamos o roteiro, além de falar sobre hospedagem e dinheiro. Para fechar com chave de ouro nossa série de artigos sobre como planejar sua viagem, vamos falar de um dos nossos assuntos favoritos: arrumação da mala.

Muitos viajantes encontram grandes dificuldades em arrumar a mala. Afinal, resumir seu guarda-roupa em algumas peças nem sempre é uma tarefa fácil. Mas nós do SOSViagem adoramos um desafio! Com cada nova viagem, aperfeiçoamos nossas técnicas de arrumação e escolha de peças. Agora, para nós, arrumar as malas virou um quebra-cabeças que gostamos de enfrentar. Tanto é que temos até um ebook gratis com dicas de como arrumar suas malas, o Viaje Leve. E também fomos entrevistados pelo Correio Braziliense sobre esse tema!

Antes de mais nada, é importante lembrar que cada viagem é única e pessoal, logo, cada mala também. É importante prestar atenção no clima, no tipo de viagem, nas atividades que serão encaradas durante o período… Não dá para organizar uma mala sem se lembrar das condições específicas da sua viagem.

No caso da nossa viagem para a África do Sul, o primeiro passo foi checar a previsão do tempo para o período da viagem: clima agradável, com média entre 15-20 graus. Assim, já sabemos que a mala vai ser composta de roupas leves em sua maioria, mas com alguns agasalhos para os dias mais frios. Depois, consultamos nosso roteiro finalizado e separamos a roupa para o casamento que vamos assistir, além de roupa de banho para atividades aquáticas.

Então começamos a separar os ítens que pensamos em levar, colocando tudo em cima de uma cama (ou mesa, ou sofá…). Dessa forma, podemos ver se as peças combinam entre si e descartar peças que não oferecem muitas possibilidades. Ou seja: aquela saia que só combina com uma blusa específica pode ficar em casa. Também mantemos em mente o tempo da viagem, para não exagerar na quantidade, e damos preferência a tecidos que não amassam.

Roupas separadas

Roupas separadas

Sapatos já dentro dos sacos

Sapatos já dentro dos sacos

Sapatos são sempre um problema pois ocupam muito espaço, por isso sempre tentamos diminuir o número ao máximo. Um tênis para andar durante o dia e uma sandália ou sapato social para sair à noite são essenciais. As mulheres podem pensar em, se possível, trocar o sapato social por uma sapatilha, que ocupa menos espaço.

E não se esqueça de cosméticos e ítens higiene pessoal! A dica, além de, claro, tentar minimizar a quantidade de ítens, é comprar produtos menores, tamanho viagem. Outra opção é levar shampoos, condicionadores e sabonetes já pela metade, para jogar a embalagem fora no final da viagem e ganhar um espacinho extra na mala.

Como pré-organização, colocamos os sapatos em sacolas, os líquidos em sacos plásticos (para evitar um desastre maior caso um vidro de perfume se quebre ou uma embalagem de shampoo estoure) e organizamos as camisetas em rolinhos. Também vale colocar os cosméticos dentro dos sapatos para economizar espaço. Pronto! Você já está preparado para começar a colocar tudo dentro da mala! Preferimos colocar as camisetas em rolinhos no fundo da mala, encaixando com sapatos e cosméticos. Calças, vestidos e camisas sociais são esticados por cima, com a menor quantidade de dobras possível.

Nosso passo à passo:

Para a viagem da África do Sul, com duração de duas semanas, a mala da nossa editora chefe contém:

  • 2 vestidos
  • 1 calça jeans
  • 1 short
  • 1 saia
  • 7 camisetas
  • 3 blusas
  • 3 blusas para sair à noite
  • 2 vestidos para eventos programados
  • roupa de banho
  • 1 sapato social e 1 sandália para eventos programados
  • 1 chinelo
  • 1 sapatilha
  • 7 meias
  • 15 pares de roupa íntima
  • cosméticos e produtos de higiene pessoal
  • secador de cabelos

Além disso, uma segunda calça jeans, um tênis e um agasalho foram escolhidos como a roupa para viajar e podem ser re-usados durante a viagem.

Se você quiser ainda mais dicas, além de listas pensadas para tipos de viagens diferentes, não deixe de consultar Viaje Leve!, nosso ebook totalmente gratuito que te ajuda a arrumar a mala da sua próxima viagem!

Esse artigo faz parte da nossa série Como planejar uma viagem passo a passo. Veja também:
Passo 1: Definindo o destino
Passo 2: Comprando as passagens
Passo 3: Esboçando o roteiro
Passo 4: Finalizando o roteiro
Passo 5: Escolhendo a hospedagem
Passo 6: Como levar dinheiro
Passo 7: Arrumando as malas
Link Bonus: 8 coisas que você deveria fazer antes de viajar

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

No Responses

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
Tromso, Noruega
Cinco atrações imperdíveis em Tromso, Noruega
Marrocos é um dos destinos africanos mais visitados por turistas no mundo.
3×4 Marrocos: dicas de quatro blogueiros de viagem
Viajar sozinho também pode ser inesquecível.
Viajar sozinho: inspiração para encarar essa aventura!
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email