Parlamentarium: tudo que você poderia querer saber sobre a União Européia (Bruxelas, Bélgica)

União Europeia, também conhecida como EU, é uma união econômica e política de países que estão localizado na Europa. Hoje, a organização conta com 28 Estados-membros independentes, em diferentes níveis de participação. A moeda comum (Euro) e o tratado Schengen são alguns exemplos das etapas de envolvimento que nem todos os membros atingiram ainda. Mas, mais importante, como sede dos escritórios do Parlamento da União Européia, a EU é parte intrísica da vida em Bruxelas, chamando a atenção e aumentando a curiosidade dos turistas que visitam a cidade. E foi pensando nisso que, em Outubro de 2011, foi inaugurado o Parlamentarium, uma espécie de museu interativo que conta toda a história da EU, além de mostrar exemplos práticos do trabalho realizado.

Entrada do Parlamentarium

Entrada do Parlamentarium

O Parlamentarium fica num prédio que tem cara de bem novo, com um design diferente do que se espera de um típico prédio europeu. E a entrada do museu continua essa mesma impressão. O design é todo contemporâneo e respira tecnologia, principalmente na estrutura do museu. Logo na entrada, o visitante escolhe uma das línguas faladas na União Européia e recebe um guia auditivo, que é um dispositivo totalmente interativo: você aproxima dos sinais marcados para ouvir a passagem correspondente ou para “destrancar” uma tela interativa. É por causa dessa tecnologia que o museu inteiro está disponível em todas as línguas faladas na União Européia! Sinceramente, fiquei me sentindo num museu do futuro.

Parlamentarium

Parlamentarium

Mas, mesmo com toda essa tecnologia, a primeira parte do museu não foge de toda a história da instituição e de datas e eventos marcantes. É meio chato, sim, mas o toque tecnológico ajuda a dar um pouco mais de vontade de acompanhar a história.

O próximo piso do museu é de longe o mais interativo e divertido, e é onde você pode aprender mais detalhes sobre o parlamento e as tomadas de decisão. No início, tem uma parede enorme com as fotos de todos parlamentares. Dá para ver informações pessoais de um por um. Também é possível dar sua opinião em problemas que estão sendo discutidos atualmente pelos representantes europeus. E ainda tem uma sala que é uma imitação em pequena escala de uma das salas do parlamento europeu. Sinta-se a vontade para sentar em uma das cadeiras e jogar em uma das telinhas. Qual é o jogo? Bem, você tem que tentar passar uma lei no congresso… É mais difícil do que parece. Nós do SOSViagem não conseguimos!

Parlamentarium

Parlamentarium

Esse piso ainda tem mais duas salas. A maior tem um mapa da Europa enorme pintado no chão, com cidades importantes marcadas, e grandes scanners que você empurra até a cidade escolhida. Nesse momento, a tela do scanner te mostra mais informações sobre a importância da cidade. A outra tem várias telas e sofás confortáveis, para você assistir vídeos curtos sobre a vida de cidadãos europeus.

É um programa bem diferente e interessante. E ainda por cima é de graça!

Tá com viagem marcada para a Bélgica? A gente já falou de chocolate belga, waffles belga, cerveja belga, MiniEuropa e até uma sugestão de roteiro para um fim de semana em Bruxelas. Vai lá curtir!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email