Onde fica a Casa do Papai Noel?

Esse post é uma homenagem de Natal aos nossos pequenos leitores. Ele surgiu de uma pergunta do meu amiguinho Abraão, um garoto super esperto de 4 anos.

“Você sabe onde fica a casa do Papai Noel? Você já foi lá?”

Que pergunta difícil, Abraão! Quando eu era criança pensava muito nisso e tinha vontade de ir até lá para ver a fábrica de brinquedos do bom velhinho.

Com o tempo descobri que muitos países tem um lugar conhecido como “Casa do Papai Noel”. Olha só…

Casa do Papai Noel na Finlândia

Casa do Papai Noel na Finlândia

A mais famosa casa de Papai Noel fica na Lapônia, Finlândia, numa cidade chamada Ronaviemi, bem em cima da linha imaginária que define o Polo Norte. Pense em um lugar mágico! Mais do que a neve e a decoração natalina, podemos encontrar o bom velhinho, a Mamãe Noel, muitos elfos, gnomos e alces. Ela é toda feita de madeira e o telhado é muito inclinado, justamente para aguentar aquele neve toda… Uma curiosidade: no idioma daquela região o Papai Noel é “Joulupukki”.

Também perto do Pólo Norte, no estado norte-americano do Alaska, tem a “Santa Claus House”. É que nesse parte do mundo, o Papai Noel é conhecido como ‘Santa Claus’. A “Santa Claus House” é toda branca e vermelha, e visitada por turistas do mundo inteiro. Do lado de fora há uma estátua gigante do Papai Noel, e um presépio com figuras de tamanho real.

Já na Alemanha, outro país com várias tradições natalinas, o Papai Noel é conhecido como ‘Saint Nikolaus’ ou ‘Weihnachtsmann’ (que seria o “homem do Natal”). Não há uma casa específica para ele no país, mas, nas feirinhas de produtos natalinos que são montadas todos os anos em muitas cidades alemãs, é comum haver uma ‘Saint Nikolaus House’, onde sempre existe um bom velhinho de barbas brancas e uma equipe pronta para receber as crianças.

Casa do Papai Noel em Penedo (Brasil)

Casa do Papai Noel em Penedo (Brasil)

Aqui no Brasil, temos duas casas de Papai Noel ‘oficiais’, a serem visitadas. Uma fica em Penedo (Itatiaia/Rio de Janeiro), num local conhecido como “Pequena Finlândia”, e é uma espécie de homenagem da colônia finlandesa àquela casa que falamos no começo deste post. Ali os moradores dizem que estamos na “residência de verão do Papai Noel”. A outra casa brasileira fica em Gramado (Rio Grande do Sul), na Aldeia do Papai Noel, é muito charmosa e tem renas no jardim, o que é muito raro, porque estes animais não vivem no Brasil.

Adoro todas estas casas, e é um prazer conhecê-las… Mas, vou ser sincera: a melhor e mais bonita casa de Papai Noel que existe é aquela que está dentro de cada um de nós e que foi inventada nos nossos sonhos de criança. Nela podemos encontrar nossos pais e avós (mesmo os que já não estão entre nós), nossos primos e amigos verdadeiros. Ali estão guardados todos os presentes natalinos que um dia pedimos ao Papai Noel (quer os tenhamos recebido ou não). Lá nossos risos são mais sinceros, os abraços mais apertados e as alegrias mais puras.

A cada um dos nossos leitores, desejamos um lindo Natal e que encontrem a Casa de Noel que existe aí dentro de você!

[Fotos: MorgueFile, Santa Claus Live e Penedo]

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

No Responses

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email