O melhor alfajor da Argentina

Nós do SOSViagem não resistimos a uma guloseima, principalmente quando é uma especialidade do país que estamos visitando! Nós já falamos dos macarons de Paris. Na Argentina, resolvemos encarar a difícil mas muito doce tarefa de fazer um ranking de alfajor!

Mas, antes de nossa avaliação, o que é um alfajor? É uma espécie de biscoito rechado tipicamente argentino. De maneira bem simplificada, são dois biscoitos maisena com um recheio de doce de leite. Só que não é só isso. A massa do biscoito é mais delicada do que a maisena que nós conhecemos e, claro, o maior segredo está no doce de leite. O alfajor também pode ter coberturas: as mais comuns são chocolate, chocolate branco, açucar ou merengue. E o recheio pode sofrer variações: às vezes um igrediente extra é adicionado ao doce de leite, outras vezes é substituído por chocolate ou algum tipo de geléia. Ah, e a proporção entre o biscoito e o recheio é, claro, essencial.

Bem, em um processo nada científico, fomos a um supermercado local e escolhemos algumas das marcas mais famosas e fáceis de encontrar. No final, provamos as marcas: Bocana, Cachafaz, Havanna, Jorgito, Milka e Sucesso. Também tentamos provar mais de um sabor de cada marca quando possível.

Então, vamos à contagem regressiva…

Típico alfajor argentino

Típico alfajor argentino

6. Bocana – Essa marca é barata e muito fácil de encontrar, mas realmente não agradou o paladar da nossa equipe. Sem contar que a cobertura esfarelou bastante ao abrir o pacote, prejudicando o visual do produto. Provamos dois: recheio de doce de leite com cobertura de chocolate e recheio de doce de leite com cobertura de merengue.

5. Milka – Havíamos ouvido falar muito bem do produto, e encontramos um alfajor triplo com recheio de chocolate que parecia uma maravilha. Não era. Foi uma decepção.

4. Jorgito – Esse alfajor talvez não esteja classificado no lugar certo. Eu explico: o dia estava muito quente, e o alfajor acabou ficando bem derretido e melequento. Depois abrimos o segundo pacote no hotel, depois de algum tempo no arcondicionado, e pareceu bem melhor. Mas a primeira impressão ainda influenciou bastante. Em tempo: provamos o mini-alfajor com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate.

3. Havanna e Bocana – Essas duas marcas tiveram um empate técnico. Provamos os alfajores de doce de leite com cobertura de chocolate ao leite e branco de ambas e, enquanto os doces foram considerados bons, não foram inesquecíveis.

2. Havanna com nozes – Enquanto os Havanna tradicionais não despertaram muitos elogios, a variável com nozes nos surpreendeu bastante! Altamente recomendado!

1. Cachafaz – Sem dúvidas, nossa marca de alfajor favorita! O biscoito se desmancha na boca e o doce de leite é muito saboroso. Recomendamos tanto as versões de chocolate ao leite e chocolate branco. Ganhou de lavada! Acabamos, inclusive, trazendo essa marca na bagagem para presentear a família.

Dica adicional: em uma viagem para a Argentina, não deixe de provar os alfajores artesanais vendidos em várias lanchonetes e padarias da cidade. O jeito menos industrial deles é um charme! Vale a pena experimentar!

No entanto, claro, gosto é sempre uma questão subjetiva. Então jogamos a bola para você, leitor. Qual é seu alfajor favorito?

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

6 Comments

  1. Thais 21/11/2017
    • Louise 30/11/2017
  2. Igor Pinto 31/07/2014
  3. Mauro 25/06/2014
  4. Sandra Portugal 25/04/2014
  5. Roberto 24/02/2014

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email