Viagem para Moscou (Rússia): roteiro para um fim de semana

Moscou foi a capital russa até o imperador Pedro, o Grande, mover a capital para São Petersburgo. Cerca de 200 anos depois, Lenin decidiu retornar a capital para Moscou (o engraçado é que, depois, São Petersburgo mudou de nome e virou Leningrado… mas isso é uma história para outro post). A partir daí, a cidade não parou de crescer, e hoje é a terceira mais populosa do mundo — só perde para Tokyo (Japão) e Seoul (Coréia do Sul). Mas o que fazer em uma viagem para Moscou com duração de um fim de semana?

Sábado

Moscou: Catedral de São Basílio

Moscou: Catedral de São Basílio

Não tem pra onde correr: qualquer viagem para Moscou tem que começar pela Praça Vermelha, provavelmente o lugar mais conhecido da Rússia inteira. É lá que fica a Catedral de São Basílio.

Curiosidade: o nome “Praça Vermelha” vem da palavra russa красная (krasnaya) que tem multiplos significados, entre eles “vermelho” e “bonito”. O sentido original era bonito, adjetivo dado primeiramente à Catedral de São Basílio e depois transferido para a praça. Ou pelo menos foi isso que a nossa guia explicou.

A Catedral de São Basílio realmente impressiona. É uma daquelas típicas catedrais ortodoxas russas, colorida por dentro e por fora. Por dentro, parece quase um museu, cheia de salas com mosaicos e pinturas interessantes nas paredes, além de alguns quadros.

Dica do SOSViagem: De vez em quando, um grupo de cantores começa a cantar sem muito aviso. É para demonstrar o poder da acústica do lugar. Se você ouvir cantoria durante sua visita, vale a pena correr e tentar encontrar a sala onde estão os cantores.

Também é na Praça Vermelha que fica o Mausoléu de Lenin. A única atração é o corpo de Lenin, que está lá conservado desde 1924. A fila é sempre imensa, mas anda bem rápido. A entrada é grátis, mas não pode entrar com bolsas, mochilas, câmeras, telefones ou qualquer coisa do gênero. O jeito é deixar no guarda-volume, que, claro, é pago. Como, não pode entrar com câmera, então só dá pra ter foto do cartão postal. Mas o Mausoléu de Lenin é assim.

Cartão postal do Mausoléu de Lenin

Cartão postal do Mausoléu de Lenin

A pedida para o resto do dia é o Mercado Izmailovo, que é a feira de rua mais popular de Moscou e um ótimo lugar para comprar lembrancinhas.

[Continue acompanhando esse roteiro: Sábado | Domingo
Sobrou tempo? Vá passear de metrô em Moscou!]

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

4 Comments

  1. Fabiano Ferreira 09/01/2017
    • SOSViagem 29/06/2017
  2. Walter Leite 07/10/2013

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email