Roteiro inca: Machu Picchu, Vale Sagrado e Cuzco (Peru)

É uma das verdades inconstestáveis da comunidade viajante: uma viagem ao Peru só está completa depois de uma passagem por Machu Picchu. Nossa sugestão de roteiro dura três dias completos, mas a primeira sugestão é que você chegue pelo menos um dia antes, para lidar com uma possível reação ao Soroche, mais conhecido como Mal de Altura. Depois de superado esse problema, esse roteiro visa economizar seu tempo ao máximo, encaixando o maior número possível de atividades nesses poucos dias. E não se esqueça de ler 10 coisas que você precisa saber antes de organizar sua viagem para Machu Picchu.

Dia 2: Vale Sagrado dos Incas

Hoje é dia de conhecer o Vale Sagrado. Devido a dificuldade de locomoção na área, sugerimos que você tome outra excursão. Todas as agências de Cuzco vendem esse passeio, e o itinerário é sempre semelhante. As paradas mais importantes são Pisac e Olhantaytambo.

Pisac

Pisac

Pisac é um sítio arqueológico impressionante. A entrada acontece pelos terraços de agricultura, onde se tem uma bela visão das ruínas da citadela. Geralmente o guia dá um tempo livre para andar pelas ruínas. A cidade também tem uma feira de artesanato que acontece nas terças, quintas e domingo. Tente fazer o passeio em um desses dias e aproveite para passear por lá! É um bom lugar para comprar lembrançinhas, já que os preços costumam ser melhores que Cuzco ou Águas Calientes.

O tour para em outras feirinhas, fábricas de jóias e ainda inclui uma parada para almoço em um restaurante do tipo “buffet”, que nessa área significa um preço fixo para se comer à vontade. É legal para provar todas as comidas típicas, só não dá para exagerar por causa da altitude!

Ruínas de Ollantaytambo

Ruínas de Ollantaytambo

A sua última parada no tour vai ser Ollantaytambo. Durante o Império Inca, o Emperador Pachacuti, que foi responsável por conquistar toda a região, construiu a cidade de Ollantaytambo para ser sua casa oficial, além de um centro de cerimônias. Quando os Espanhóis invadiram o Perú, a cidade foi o centro da resistência inca, liderada por outro imperador, Manco Inca Yupanqui. A subida de degraus é bem cansativa, mas o guia vai fazendo paradas e dando explicações para te ajudar a recuperar o fôlego. Nesse sítio arqueológico é possível visitar a área sagrada, e notar as diferenças na construção do templo e das áreas comuns.

Depois dessa visita, o tour guiado volta para Cuzco, mas você deve abandonar a excursão e pegar um trem para Águas Calientes. A cidade é pequena, mas tem muitas opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos. É recomendável reservar o trem e a hospedagem antes do início do tour, para evitar contratempos, mas fora da época de pico turístico geralmente não há dificuldades para conseguir vagas.

Dica do SOSViagem: Saindo da estação de trem de Águas Calientes, procure a Plaza de Armas. Lá começa uma ruazinha cheia de bares e restaurantes mais simpáticos e mais em conta do que os poucos que são visíveis da estação de trem.

[Continue acompanhando esse roteiro:
Dia 1: Cuzco | Dia 2: Vale Sagrado dos Incas | Dia 3: Machu Picchu]

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

64 Comments

  1. Marina
  2. Silvia
  3. Pedro
  4. Luciana
  5. Rodrigo Ortega
  6. Isabela
  7. Monica
  8. Monica
  9. Monica Tenorio
  10. Felipe
  11. Janayna Wasconcellos
  12. Viiane A Arenano Costa
  13. Guilherme
      • Guilherme
  14. Bruno Alexandre
  15. Jorge Marcos
  16. Renata Pereira
  17. George Nobre
  18. Alessandro
      • Renata
  19. Virginia Val
  20. adriana maria maciel monteiro
  21. walma vilela
  22. Rubens
    • Adriano
  23. cheila maria latta cavalcanti
  24. Nice Gonçalves
  25. fatima
    • Alexandre Silva
        • Alexandre Silva

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura