As 10 livrarias mais bonitas do mundo

Já ouviu aquele ditado: não julgue um livro pela capa? Pois é, mas, quando falamos de algumas livrarias ao redor do mundo, você não só pode, como deve. Elas surpreendem os olhos e a beleza é tamanha que se converteram em verdadeiros templos turísticos. Parada obrigatória para quem aprecia literatura ou apenas gosta de observar arquiteturas encantadoras.

Acqua Alta, Veneza, Itália

Acqua Alta, Veneza, Itália.

Acqua Alta, Veneza, Itália © Vivi Creativo

Perdida pelas esquinas labirínticas de Veneza, na Itália, a Acqua Alta é uma mistura de sebo e livraria situada a alguns minutos da Praça de São Marcos. O nome é uma referência ao fenômeno de maré alta que ocorre em Veneza durante o outono e inverno, inundando ruas da cidade por algumas horas. O dono da livraria, o senhor Luigi Frizzo, teve a ideia de usar gôndolas e barcos para manter seus preciosos livros longe da água. Acima da porta, lê-se o cartaz de boas vindas com a frase “Libreria Acqua Alta – Book Shop / Free Entrance”. E, ainda no acesso, já é possível ver os livros empilhados em estantes e gôndolas, o charme do lugar.

Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires, Argentina

Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires, Argentina.

Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires, Argentina © Roger Schultz

El Ateneo Grand Splendid é uma das livrarias mais conhecidas em Buenos Aires, Argentina. O edifício, projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol, foi aberto como um teatro, o Gran Splendid, em maio de 1919. Ele apresenta afrescos no teto, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi e cariátides esculpidas por Troiano Troiani. O teatro tinha capacidade para 1.500 espectadores e fez várias apresentações, incluindo espetáculos de tango feitos por artistas como Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo e Ignacio Coursini. No final da década de 1920, foi convertido em um cinema. Em fevereiro de 2000, o teatro foi arrendado pelo Grupo Ilhsa, o cinema foi removido e em seu lugar prateleiras de livros foram instaladas.

Barter Books, Alnwick, Reino Unido

Barter Books, Alnwick, Reino Unido.

Barter Books, Alnwick, Reino Unido © Ten Penny Dreams

Barter Books é um éden de tesouros nostálgicos. Localizada em uma antiga estação de trem, desenhada pelo arquiteto Willian Bell, em 1887, a livraria Barter Books abriu as portas em 1991, apenas como uma loja de trocas de livros de segunda mão, o nosso bom e velho sebo. A sua arquitetura nos remete a épocas passadas e permite ao visitante ler enquanto aproveita um buffet de comidas, café, chá e cookies.

Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda

Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda.

Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda © National Traveller

Originalmente uma igreja dominicana construída em 1294, a Boekhandel Selexyz Dominicanen foi considerada a livraria mais bonita do mundo, segundo o periódico inglês The Guardian. Não dá para imaginar que o local estava abandonado até 2007, servindo apenas de depósito de bicicletas.

Cafebrería El Péndulo, Cidade do México, México

Cafebrería El Péndulo, Cidade do México, México.

Cafebrería El Péndulo, Cidade do México, México © Eliane Sampaio Interiores

A Cafebrería El Péndulo é um espaço multicultural, com inspiração ecológica, que oferece não apenas livros, como também discos, filmes e outras obras de arte. Tudo isso, enquanto você toma um café. Atualmente, há seis filiais espalhadas pela Cidade do México.

Cook & Book, Bruxelas, Bélgica

Cook & Book, Bruxelas, Bélgica.

Cook & Book, Bruxelas, Bélgica © Good Reader

A Cook & Book é uma livraria enorme com vários ambientes e também funciona como restaurante. Dividida em nove partes temáticas, a decoração varia de acordo com cada tema. Em todos os ambientes, há mesas e cadeiras para você apreciar uma refeição cercada por livros.

Livraria Cultura, São Paulo, Brasil

Livraria Cultura, São Paulo, Brasil.

Livraria Cultura, São Paulo, Brasil © Catraca Livre

Nossa representante nacional, a Livraria Cultura foi fundada em 1947 por Eva Herz, na Rua Augusta, no centro de São Paulo. Pioneira na venda de livros pela Internet no Brasil, possui um catálogo com aproximadamente 9 milhões de títulos em livros; 600 mil em música, filmes, games e revistas; 30 mil eBooks em português e 1,8 milhão de títulos de eBooks em outras línguas, além de obras de arte e cursos exclusivos. Hoje, a Livraria Cultura está presente em 17 cidades do Brasil como Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Salvador.

Livraria Lello e Irmão, Porto, Portugal

Livraria Lello e Irmão, Porto, Portugal.

Livraria Lello e Irmão, Porto, Portugal © Move Notícias

A livraria Lello e Irmão encanta seus visitantes desde 1906. A sua fama mundial começou quando surgiu um rumor de que a escritora J.K. Rowling se inspirou na livraria para imaginar as escadas de Hogwarts, em “Harry Potter”, depois de ter passado uma temporada em Porto. Não há provas de que isso seja verdade, no entanto isso não impede que os turistas a visitem. Lenda ou não, a beleza da livraria faz a viagem valer a pena.

Shakespeare & Company, Paris, França

Shakespeare & Company, Paris, França.

Shakespeare & Company, Paris, França © Shakespeare & Company

Em Paris, próximo ao Notre-Dame, o viajante pode conferir um local que parece ter sobrevivido ao tempo: a Shakespeare & Company. Fundada em 1951, com o nome Le Mistral, foi renomeada em 1964 em homenagem à livraria original de Sylvia Beach. Especializada em literatura de língua inglesa, funciona como livraria, sebo e biblioteca. É uma verdadeira atração turística. Retratada nos filmes Antes do Pôr do Sol e Meia Noite em Paris.

The Last Bookstore, Los Angeles, Estados Unidos

The Last Bookstore, Los Angeles, Califórnia.

The Last Bookstore, Los Angeles, Califórnia © Pretty Books

Fundada por John Spencer, em uma época em que cada vez mais livrarias estão fechando e cedendo espaço aos ambientes de venda digitais, ele ironizou. Seu slogan brinca: “tá esperando o quê? não estaremos aqui para sempre!”.

Amantes dos livros, poderão descrever a graça e a satisfação de andar horas e horas em meio a estantes lotadas, sentir cheiros e texturas, conhecer pessoas e abraçar mundos, se envolver na mágica de ser muitos em um só. Livrarias são um pedacinho do céu. Já podemos planejar as próximas viagens, incluindo uma livraria no roteiro? Ou poderíamos pensar num roteiro que se encaixe no caminho de uma livraria? Mergulhe em uma nova história.

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

4 Comments

  1. Gleyce Garcia 13/08/2017
    • Madja Penha 17/08/2017
  2. Altier Moulin 10/08/2017

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Noruega Oceania
Viajar sozinho também pode ser inesquecível.
Viajar sozinho: inspiração para encarar essa aventura!
Boekhandel Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda.
As 10 livrarias mais bonitas do mundo
Doces franceses que você precisa provar
Hora do doce: cinco doces franceses que você precisa provar
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email