Viagem de fé (Fátima, Portugal)

“Em meio a tudo isso, a azinheira grande mantém sua simplicidade, indicando o lugar onde os pastorinhos esperavam pelas aparições da santa — Fátima, de Recife, nos conta como uma promessa a levou para uma experiência inesquecível no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Desde criança Nossa Senhora de Fátima tem sido parte da minha vida, uma amiga a quem confiar meus segredos, uma conselheira nas dúvidas, uma protetora em momentos de aflição. Minha avó e minha mãe eram devotas fervorosas e nos transmitiram aquela confiança. Meu nome foi uma homenagem à santa, e a ele se seguiram os das minhas irmãs, Lourdes e Conceição.

Em 2005 tive um câncer de mama. Tenho certeza que sobrevivi a duas cirurgias e à quimioterapia graças à minha família e à minha santinha, que me davam força nas situações mais difíceis. Fiz uma promessa: iria ao Santuário de Fátima, em Portugal, assim que estivesse bem.

promessa em Fátima

promessa em Fátima

Meu marido, minha filha, uma cunhada e eu fizemos a viagem no Carnaval de 2009. Foi linda e muito emocionante. Depois de alguns dias em Lisboa, entramos em um grupo que foi à Fátima numa van. O dia estava nublado e a viagem foi tranquila. Chegamos ao santuário às 10 horas; só voltamos no começo da noite. Me impressionei com as portas (altíssimas e entalhadas), com a estátua do papa João Paulo II nos recebendo. Na capelinha das aparições as velas ardiam sob o olhar piedoso da santa. A Igreja da Santíssima Trindade, a Basílica do Rosário e a colunata do santuário impressionam pela grandiosidade. Encimando a colunata, fiquei feliz ao identificar, entre tantas outras, as estátuas de Santa Tereza de Ávila, São Marcelino Champagnat e Santo Afonso Maria de Ligório, que aprecio especialmente. E, em meio a tudo isso, a azinheira grande mantém sua simplicidade, indicando o lugar onde os pastorinhos esperavam pelas aparições da santa.

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima

À tarde fomos às casas dos pastorinhos, e a Valinhos, que fica à uns 3 km do santuário, e onde teria acontecido a 4ª Aparição de Nossa Senhora. Ali visitamos a Loca do Anjo, que foi o lugar em que mais me comovi. Já era fim de tarde, a luz estava difusa, reduzida por uma espécie de bruma. Seguimos uma via sacra de estátuas e pequenas construções em meio ao bosque de oliveiras e azevinheiras. O local é bucólico, transmite muita paz. Repentinamente, em uma curva acentuada, vi a estátua do anjo, e depois as das 03 crianças que rezavam aos seus pés. A aparição me comoveu, como se eu também estivesse presente naquele momento sagrado. Me ajoelhei, rezei, agradeci pela minha saúde e pela oportunidade de estar naquele lugar e me sentir tão viva. Confesso que chorei. Lágrimas de alegria em uma viagem que jamais irei esquecer.

Esse foi o destino inesquecível de Fátima. Você já fez uma viagem mágica? Conta para a gente!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email