Mergulhando na História: um fim de semana em Berlim (Alemanha)

Um fim de semana em Berlim, a capital alemã é um mergulho na Segunda Guerra Mundial. Por mais que a cidade já esteja recuperada, existem vários monumentos e homenagens que servem como lembretes constantes dessa história recente. Está preparado?

Domingo

Check Point Charlie

Check Point Charlie

Depois do dia depressivo de ontem, comece o domingo no Check Point Charlie, que era o ponto mais famoso onde as pessoas podiam cruzar entre a Berlin Leste e a Berlin Oeste durante a guerra fria. Dizem que só permitia a passagem de estrangeiros. Hoje não há mais muro, mas re-criaram essa “alfândega” e você pode, inclusive, pedir para carimbarem seu passaporte. No mesmo quarteirão tem um museu dedicado às tentativas malucas de pessoas comuns de passarem pro “outro lado do muro”. Apesar das histórias de guerra, o museu é um pouco mais descontraído e leve do que os monumentos visitados ontem.

Se quiser ver o muro de verdade, ainda existem algumas sessões, só que agora coberto em grafite. A visitação é possível, só é meio afastado do centro. Se estiver com um tempinho sobrando, dê uma esticada até lá.

Berliner Dom

Berliner Dom

A maior e mais bela igreja de Berlin é a Berliner Dom. É possível subir no telhado e ter uma linda vista do centro da cidade. Vale a visita.

E para terminar o fim de semana, a Alexanderplatz. Lá tem o Weitzeituhr, um “relógio universal”. Mas, mais importante, é a Torre de TV, ou Berliner Fernsehturm, o ponto mais alto da Alemanha. Se você resolver subir, cuidado com a fila e com as mudanças de tempo repentinas que são típicas da cidade — é comum as pessoas entrarem na fila quando o céu está aberto, e encontrar muitas nuvens lá em cima. Na torre, além do espaço de observação, também tem um restaurante (meio caro).

Durante seu fim de semana, não deixe de comer o prato mais típico de Berlim: currywurst. Basicamente, é uma salsicha alemã coberta com ketchup e pó de curry. Todo vendedor de rua tem. O pó de curry é apimentado, então vá com calma!

[Navegue por este roteiro: Sábado | Domingo]

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura