Cinco atrações imperdíveis em Tromso, Noruega

Quando se fala em Tromso, Noruega, as primeiras imagens que vem à mente são naturais e praticamente opostas: a aurora boreal (o show de luzes que acontece no céu noturno durante o inverno no Ártico) e o sol da meia noite (o sol que nunca se põe que caracteriza o verão). No entanto, Tromso é a maior cidade da região norte da Noruega, e tem várias outras atrações.

Tromso, Noruega

Na semana que passamos lá descobrimos:

Museu Polar

Conhecida como “Portão do Ártico”, ao longo do tempo Tromso consolidou-se como base para a exploração do continente gelado. O Museu Polar mostra as principais expedições realizadas e as tradições locais. Entre suas atrações encontram-se as exposições: vida e características da região polar, Inverno no Ártico, descobrimento de Svalbard, detalhes das expedições de Fridtjof Nansen e Roald Amundsen, homenagem a Wanny Woldstad (primeira mulher a enfrentar o inverno no Ártico).

Museu Polar

Museu Polar em Tromso, Noruega Ⓒ Illustratedjc

Sistema de Túneis

Como Tromso está situada em uma ilha e tem uma clima extremamente frio, para driblar a neve e as baixíssimas temperaturas, as diferentes partes da cidade se ligam por meio de um enorme sistema de túneis. A quantidade de ramificações e cruzamentos é enorme, e existem inclusive rotulas internas.

Catedral do Ártico

Construída em 1965 em estilo moderno, a catedral é uma soma de prismas de base triangular e dimensões diferentes que são justapostos, e foi inspirada nas formas da região. Nas diferenças entre as peças triangulares foram colocadas vidraças e iluminação. O projeto, do arquiteto Jan Inge Hovig, impressiona por tornar-se, ao mesmo tempo, extremamente simples e sofisticado. Internamente destaca-se o painel em vidro “Retorno de Cristo”, do artista Victor Sparre. O órgão é fantástico.

Catedral do Ártico em Tromso, Noruega

Catedral do Ártico em Tromso, Noruega Ⓒ Molde20

Bacalhau Norueguês

Uma iguaria facilmente encontrada nos restaurantes de Tromso é o Gadus morhua, o legítimo bacalhau norueguês. Ao invés de seco e salgado, como chega ao Brasil, ali ele é consumido fresco, geralmente em postas altas, em pratos saborosíssimos! Outros tipos de bacalhau, como o Ling, o Saithe e o Zarbo também podem ser encontrados nos cardápios, embora sejam menos prestigiados. Recomendamos os restaurantes do porto (Tromso Harbour).

Polaria

Criado como um centro artístico cultural cujo objetivo é disseminar a experiência marítima e o conhecimento sobre o Ártico, Polaria é um espaço muito especial que conjuga aquários com peixes, focas e outros animais marinhos da região, cinema panorâmico, café, área para exposições e espaços para treinamento e eventos. Em qualquer época do ano é possível encontrar atrações inusitadas, que aproximam visitantes e a população local, o que torna o lugar ainda mais interessante. A arquitetura, desconstruída (como se um vento muito forte tivesse derrubado pórticos) é uma atração em si.

Polaria em Tromso, Noruega

Polaria em Tromso, Noruega Ⓒ Bo-deh

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
O Melhor Sovete de Buenos Aires
Procurando o Melhor Sorvete de Buenos Aires
Tromso, Noruega
Cinco atrações imperdíveis em Tromso, Noruega
Marrocos é um dos destinos africanos mais visitados por turistas no mundo.
3×4 Marrocos: dicas de quatro blogueiros de viagem
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email