Arte Moderna e Contemporânea em Berlim: 5 paradas obrigatórias

Uma das principais imagens imediatamente associadas a Berlim é a da sua ligação com a segunda guerra mundial, uma vez que as lembranças do conflito estão por toda parte. No entanto, a cidade também possui um lado muito vibrante e uma larga tradição cultural e artística (a propaganda oficial fala em cerca de 180 museus de arte, história e ciências). Fomos à capital alemã, e aí vai o nosso TOP 5 de espaços de arte moderna e contemporânea berlinenses… Divirta-se!

Arte Moderna e Contemporânea em Berlim: Hamburger Bahnhof

Arte Moderna e Contemporânea em Berlim: Hamburger Bahnhof [Crédito: JuergenG]

1. Museu Hamburger Banhof
A estação terminal de trens que faziam o trajeto entre Berlim e Hamburgo (inaugurada em 1846 e 1847) foi restaurada para abrigar um acervo de arte pertencente ao Nationalgalerie. Prepare-se para encontrar trabalhos de Andy Warhol, Joseph Beuys, Keith Haring e outros artistas considerados inovadores. Se você ficar até o final da tarde ainda terá oportunidade de ver a iluminação da fachada, que é um espetáculo a parte.

2. Sammlung Scharf-Gerstenberg
Fantástica coleção de arte surreal que fica no edifício Stüler e no Marstall (estábulos) próximos ao Palácio de Charlottenburg. A exposição contém cerca de 250 obras de surrealistas, entre pinturas, esculturas e obras sobre papel, reunindo artistas como Giovanni Piranesi, Goya, Magritte, Max Ernst, Hans Bellmer, Salvador Dalí, Max Ernst, Max Klinger e Dubuffet. Também é possível assistir filmes surrealistas clássicos de Luis Buñuel e Salvador Dalí, e documentários de artistas contemporâneos que utilizam técnicas e instrumentos da escola. Imperdível

Arte Moderna e Contemporânea em Berlim: Bauhaus

Arte Moderna e Contemporânea em Berlim: Bauhaus

3. Museu da Bauhaus
Buscando um visual “clean”, conseguido pela simplificação de formas e linhas, a Bauhaus revolucionou (e até hoje influencia) a arte, a arquitetura e o desenho industrial. Quem gosta de artes visuais e design não pode deixar de visitar esse museu, que fica numa parte do prédio onde (ainda) funciona a escola. A área de exposições não é grande, mas possui um acervo maravilhoso, principalmente sobre a história da escola e os trabalhos de seus alunos e professores, como Gropius, Breuer, Kandinsky e outros. A área das maquetes tem trabalhos impressionantes.

4. Auguststraße
Não é propriamente um museu, mas o coração do mais antigo conjunto de galerias de Berlim, situado ao redor da praça Savignyplatz. Após a queda do Muro de Berlim a Auguststraße conquistou espaço na cena noturna, aliando salas de exposição (como a Kunst-Werke Berlin, a Galeria Fuchs e a Galeria Camera Work) e um novo polo gastronômico/comercial.

Arte Moderna e Contemporânea em Berlim: East Side Gallery

Arte Moderna em e Contemporânea Berlim: East Side Gallery

5. East Side Gallery
Espaço para exposições de arte ao ar livre com 1.3km de extensão, que contém mais de cem grafites pintados em 1990 por artistas de todo o mundo em um trecho original do Muro de Berlim. Embora muitos turistas optem apenas por utilizar as múltiplas e coloridas imagens como pano de fundo para fotos, um passeio pelo local e seus arredores permite que se faça uma espécie de resgate tanto das fontes de tensão anteriores à queda do muro, quanto do clima de euforia vivenciado após aquele evento.

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
Tango em Buenos Aires
O melhor do tango em Buenos Aires
3x4 Destinos Econômicos
3×4 Destinos Econômicos
Westeros à vista!
Westeros à vista! Uma viagem inspirada em Game of Thrones
Como arrumar sua mala
Como planejar uma viagem: arrumando as malas
dinheiro
Como planejar uma viagem: como levar dinheiro
Como planejar uma viagem: fechando o roteiro
Hotel
Como planejar uma viagem: hospedagem
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email