Aluguel de carro na viagem: as dúvidas mais frequentes

Algumas das melhores viagens são feitas de carro. É um dos jeitos mais legais para aproveitar algumas lindas paisagens. Quem nunca teve vontade de cruzar os Estados Unidos pela Rota 66? Na Europa, um carro é uma boa opção para explorar cidades menores de um país, ou para passear por regiões fora da metrópole. Por exemplo, na França, o aluguel de carro é uma maneira muito prática de visitar os Castelos do Vale do Loire. E no Brasil, que tal fazer a Rota do Ouro, que liga São Paulo a Belo Horizonte passando pelas cidades históricas mineiras? Nós do SOSViagem realmente adoramos uma boa roadtrip.

Tire suas dúvidas sobre aluguel de carro

Tire suas dúvidas sobre aluguel de carro

Às vezes, alugar um carro pode também ser a melhor forma de se deslocar em uma cidade com grandes distâncias e opções limitadas de transporte público. Los Angeles, por exemplo, é uma das cidades em que preferimos navegar o transito com a ajuda de um GPS.

Foi por isso que fechamos uma parceria com a Rental Cars. Essa empresa tem uma busca muito interessante, que facilita a comparação de preços entre as empresas de aluguel de carros disponíveis no seu destino. É muito simples: você coloca o local onde quer pegar o carro (e devolver também) e as datas e horários de retirada e devolução. Prontinho! O site gera uma lista dos modelos de carro disponíveis em cada empresa. Depois de feita sua escolha, você efetua o pagamento e imprime um voucher, que deve ser mostrado no momento da retirada do veículo.

Mas, mesmo com todas facilidades, ainda surgem dúvidas. Então vamos aproveitar e esclarecer aqui as dúvidas mais frequentes dos nossos leitores.

Será que eu preciso mesmo alugar um carro?

Bem, depende do seu destino, seu roteiro, e o grupo com quem você está viajando. De forma geral, roteiros que englobam muitas cidades pequenas, ou roteiros onde você quer curtir o caminho são bons candidatos para alguel de carro. Viagens para cidades que são conhecidas por terem poucas opções de transporte público também. Viagens com pessoas idosas e/ou crianças podem ficar mais confortáveis com carros alugados. Se essa dúvida for muito forte, podemos te auxiliar com essa decisão com uma consultoria de viagem.

Não é melhor pegar um taxi?

Se o seu roteiro é todo urbano, dentro de uma mesma cidade, é importante comparar uma estimativa de preços de taxi e algueis de carro antes de tomar uma decisão. Se lembre, claro, de incluir valores para gasolina, estacionamentos e seguros junto com a tarifa do alguel de carro.

Posso pegar o carro em uma cidade/país e entregar em outro?

SIM! Mas… Pois é. É o seguinte: A maioria das empresas oferece a opção de retirar o carro em um local e entregar em outro. Porém, normalmente há uma taxa extra bem salgada. Ou seja: raramente vale a pena. Uma exceção à regra são promoções que acontecem muito raramente, geralmente nos Estados Unidos, quando a empresa abre mão desta taxa. Portanto, de forma geral, a dica é: monte um roteiro circular, de forma que você possa retirar e entregar o carro no mesmo local.

É preciso pagar seguro?

A maioria dos países exige a compra do seguro juntamente com o aluguel do carro. Também é uma forma de você se proteger no caso de algum acidente. É recomendável contratar um seguro que cubra roubo, furto e colisão, inclusive quando é de responsabilidade de terceiros. No entanto, a cobertura contra acidentes pessoais geralmente já está incluida no seu seguro de viagem e não precisa ser adicionadaao seguro de carro.

Quilometragem livre ou controlada?

Depende do seu roteiro de viagem. Geralmente quem só vai rodar dentro de uma cidade consegue ficar dentro dos limites de quilometragem sem problema. No entanto, no caso de roteiros que abrangem muitas localidades e deslocamentos longos, é melhor optar pela quilometragem livre, que, apesar de ser mais caro na hora do aluguel, vai representar uma economia depois.

E o modelo do carro? É melhor econômico, compacto ou intermediário?

A diferença entre as tarifas destes modelos está caindo bastante, principalmente nos Estados Unidos. Não esqueça de avaliar também o espaço para malas que o modelo oferece, principalmente se a viagem for em grupo.

Onde vou achar o melhor preço?

Hoje em dia, é muito importante comparar preços online antes de ir direto em uma locadora. Nesse quesito, sites que já fazem essa comparaçãopara você, como o nosso parceiro RentalCars são uma grande ajuda.

Ainda tenho dúvidas. E agora?

Deixe sua pergunta nos comentários abaixo. Se ela ainda não tiver sido respondida, incluiremos na nossa listinha. Vale lembrar que não vamos usar este espaço para tirar dúvidas sobre roteiros e cidades específicas, ok?

Ficou com vontade de sair por ai viajando de carro? Comece a organizar sua próxima roadtrip agora mesmo! Use o motor de busca abaixo, ou clique aqui.

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
Fundação José Saramago.
A Casa de Saramago, ou melhor: a casa que Saramago queria
Passeio no Rio Tejo, em Lisboa.
Lisboa vista do Tejo: passeio de barco em Lisboa
Doces Pecados.
Doces pecados: Os deliciosos doces de Portugal
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email