3×4 Curitiba: dicas de quatro blogueiros de viagem

A cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, conquista seus visitantes, seja pela receptividade dos piás e gurias, seja pelo clima, ou por seus lindos parques. Curitiba é repleta de boas atrações: são museus, restaurantes com opções de comida típica, bares animados, passeios de bicicleta e até um incrível circuito de trem pela Serra do Mar.

Curitiba é a capital mais fria do Brasil.

Curitiba é a capital mais fria do Brasil.

Só recapitulando: essa coluna mensal se chama TRÊS POR QUATRO e funciona assim: quatro pessoas vão nos contar suas três preferências sobre um determinado tema relacionado a viagens, claro! Nós já fizemos algumas edições da coluna.

Reveja todos os nossos TRÊS POR QUATRO:
Londres - Rio de Janeiro - Buenos Aires - Orlando - Praias Brasileiras - Reveillon - Natal-RN - Cidades Românticas - Marrocos - Destinos Econômicos - Las Vegas - Nova York - Curitiba - Montevideo - Austrália

Nesse mês, quatro blogueiros de viagem vão sugerir três lugares para visitar em Curitiba. Nossos convidados são:

O SOSViagem agradece a participação dos blogueiros, que trazem perspectivas e opiniões diferentes para a sua viagem.

Seja bem-vindo a Curitiba! Só não esquece o casaco, tá?

Denise

Denise do Viajante Solo

Museu do Holocausto.

Museu do Holocausto.

Museu do Holocausto

Pouco conhecido entre os turistas que chegam a Curitiba, o Museu do Holocausto, inaugurado em 2011, reúne relatos de vítimas da mais cruel violência cometida contra o ser humano. São 400 m2 com objetos, fotografias, imagens e vídeos com depoimentos de sobreviventes do Holocausto que mostram os acontecimentos da guerra. Não tem como não se emocionar! Iluminação e trilha sonora vão te guiar pela linha do tempo e você vai conhecer fatos que não devem ser esquecidos  jamais para que não se repitam nos dias atuais onde a intolerância ao diferente tem sido tão debatida. A entrada é gratuita e você deve agendar a sua visita com antecedência no site do museu. Não são permitidas fotos e filmagens.

Museu do Holocausto
R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro
Horários: Seg, ter e qua: 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30; Sex: 8h30 às 11h30; Dom: 9h às 12h; Qui e sáb: fechado

Parque Tanguá

Crédito da Foto: Monique Renne.

Crédito da Foto: Monique Renne.

Curitiba possui vários parques e atividades ao ar livre e considero o Parque Tanguá um dos espaços mais lindos da cidade! Inaugurado em 1996, o Tanguá fica em um antigo complexo de pedreiras desativadas e é rodeado de verde, próximo da nascente do Rio Barigui. Assistir ao pôr do sol por lá é um passeio que considero imperdível na cidade.  Com uma área de 235 mil m2 você vai se maravilhar com cascata, 2 lagos, mirante, ciclovia, pista de cooper e ainda lanchonete. Prepare-se para uma tarde de muito relax e um pôr do sol inesquecível. O Parque Tanguá faz parte das paradas da linha de ônibus turístico da cidade.

Parque Tanguá
Rua Oswaldo Maciel, s/ n° – Taboão
Horários: Parque: 8h às 18h – Todos os dias; Bistrô: 9h às 21h00

MON – Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer.

Museu Oscar Niemeyer.

Um dos ícones da cidade de Curitiba, o MON ou mais conhecido como Museu do Olho é mais uma das obras extraordinárias do premiado arquiteto Oscar Niemeyer. O museu tem 17 mil m2 de área para exposições e é considerado o maior da América Latina. Prepare-se para gastar um bom tempo para percorrer as 12 salas de exposição, que trazem exposições itinerantes, que podem ser checadas no site oficial do museu, e também expos permanentes. No Espaço Niemeyer você verá exclusivamente as obras e projetos do arquiteto; também é possível ver as obras confiscadas na Operação Lava Jato e no pátio das esculturas há 18 obras tridimensionais que pertencem ao acervo do MON.  Depois da sua visita, aproveite para descansar nos belos jardins e ainda ver o pôr do sol refletido no “olho”.

Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
Horário: Ter a Dom, 10 às 18; Qua, entrada franca das 10h às 18h.

Márcia

Márcia do Casa de Doda

Jardim Botânico de Curitiba.

Jardim Botânico de Curitiba.

Jardim Botânico de Curitiba

Impossível visitar Curitiba e não ir ao Jardim Botânico da cidade. Inaugurado em 1991, foi inspirado em jardins franceses e tem um labirinto em volta da estufa de vidro, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Em seu interior estão várias espécies de plantas da flora tropical. O Jardim Botânico é um lugar lindo, daqueles que a gente quer ir muitas vezes, para ficar por ali, admirando e contemplando. Entrada gratuita.

MON – Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer, MON.

Museu Oscar Niemeyer, MON.

O Museu Oscar Niemeyer, ou Museu do Olho, como chamam alguns, por seu formato diferente e arrojado! Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, não foge ao estilo marcante que ele sempre imprimiu em suas construções. Seus salões abrigam exposições permanentes, assim como instalações que vão mudando, dependendo da programação. O Museu tem um café todo estiloso, que vale a pena conhecer. É preciso pagar para visitar.

Parque Tingui

Parque Tingui.

Parque Tingui.

No Parque, inaugurado em 1994, fica o Memorial Ucraniano, erguido em homenagem às famílias da Ucrânia, que ajudaram a colonizar a cidade. É um amplo espaço verde, muito procurado por moradores e turistas, que querem apreciar a natureza e conhecer um pouco mais da história de Curitiba. Entrada gratuita.

Mariana

Mariana e Thaís do Viajadora

Jardim Botânico.

Jardim Botânico.

Jardim Botânico

O jardim botânico é um dos cartões postais de Curitiba e não é à toa. Além da linda e característica estufa, o lugar tem um jardim geométrico perfeito para a prática de exercícios ou para um picnic no fim da tarde. Pra ficar melhor, a entrada é gratuita e no verão o parque fica aberto de 6h às 21h.

Centro Histórico

Centro Histórico de Curitiba.

Centro Histórico de Curitiba.

O centro histórico de Curitiba é cheio de construções bonitas, comida gostosa e, claro, muita história. Vale conferir tudo o que tem por lá no free walking tour, um passeio de 2h30 a pé. Aos domingos acontece ainda a famosa feira do Largo da Ordem, com uma variedade grande de artesanato, livros, pinturas, além de música e teatro de rua. Sem falar nas comidas deliciosas vendidas por lá, típicas de feira de rua, como caldo de cana, crepes, acarajé, empanadas e outras gordices maravilhosas.

Parque Tanguá

Parque Tanguá.

Parque Tanguá.

Outro parque lindo, gratuito e que merece a visita é o Parque Tanguá, construído no lugar de antigas pedreiras desativadas. Por lá é possível fazer uma caminhada ao redor dos lagos para avistar uma bela cascata, ou usar a ciclovia ou  pista de cooper para se exercitar. O espelho d’água e os chafarizes são perfeitos para uma foto e o fim de tarde do alto do mirante de 65m de altura já vale a visita.

Patrícia

Patrícia do Viagem de Fuga

Coffee Bike Tour.

Coffee Bike Tour.

Passeio de bike em Curitiba

A Kuritibike organiza passeios de bike para você conhecer a cidade. O melhor tour na minha opinião é o Coffee Bike Tour, que inclui várias cafeterias e muito bate-papo com gente interessante. Ótimo para sair da rotina. Reserve o dia inteiro para este passeio, mas não se preocupe que boa parte do tempo é tomado pelos cafezinhos e conversas. Mesmo os sedentários fazem o tour numa boa.

O Famoso Brigadeiro

O Famoso Brigadeiro.

O Famoso Brigadeiro.

Dá pra acreditar que em algum lugar do Brasil eles inventaram uma sopa de brigadeiro para o inverno e um milkshake de brigadeiro para o verão? Esse lugar existe e está em Curitiba! O Famoso Brigadeiro é uma verdadeira tentação! Além dessas delícias, eles também tem um menu degustação que inclui 6 brigadeiros, um bolo de chocolate ou cenoura com cobertura de brigadeiro e um brigadeiro quente. Simplesmente maravilhoso!

Cervejas

Crédito da Foto: Hop'n Roll Brewpub (@hopnroll).

Crédito da Foto: Hop’n Roll Brewpub (@hopnroll).

Curitiba também é um bom lugar para os apreciadores de cerveja. Minha recomendação é o Hop’n Roll Brewpub que tem uma variedade enorme de cervejas, boas porções e você pode agendar um dia com eles para fazer sua própria cerveja! Mas não se engane: a fila de espera é grande. Se tiver a oportunidade de conhecer o garçom Farinha, ele manda o cardápio de cervejas pelo whatsapp e você pode fazer o pedido pelo whats também!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Roma
Mini Guia: Berlim
Mini Guia: Berlim
Compartilhar
Twittar
Pin
+1
WhatsApp
Email